No menu items!
24 C
São Paulo
sexta-feira, 26 dezembro, 2025

São Paulo tem menor número de focos de incêndio para o mês de junho em 26 anos

Monitoramento mostra redução histórica de queimadas; em comparação ao mesmo mês de 2024, a queda foi de 89%

O estado de São Paulo registrou o menor número de focos de incêndio em junho desde o início da série histórica, em 1998. Foram 55 focos de queimadas, abaixo dos 63 observados em junho de 2012 — até então o menor valor já computado, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em comparação com o mesmo mês de 2024, a queda foi de 89%, quando foram registrados 532 incêndios.

O resultado se dá em um momento de fortalecimento das ações do Governo de São Paulo no combate e prevenção a queimadas com a Operação SP Sem Fogo. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Durante o período de estiagem, a operação entra na fase vermelha, com intensificação dos trabalhos.

Uma das principais inovações deste ano foi a criação da Sala SP Sem Fogo, no Centro de Gerenciamento de Emergências, que permite monitorar em tempo real focos de calor, direção do vento e umidade do ar. A estrutura auxilia na previsão de cenários críticos e no acionamento rápido de equipes.

“Investimos em inovação e colocamos equipes em campo com drones, veículos e tecnologia para monitorar os focos em tempo real. Isso permite agir rapidamente e evitar que o fogo se espalhe”, destaca o coronel Henguel Pereira, coordenador da Defesa Civil estadual.

Também foi implementado um sistema de alerta georreferenciado, que envia notificações automáticas sempre que focos surgem próximos a unidades de conservação, permitindo ação imediata das equipes.

A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destaca que a queda nos incêndios é resultado de planejamento técnico, investimentos em tecnologia, equipes capacitadas e reforço da legislação.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz...

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz respeito às questões climáticas, que afetam de forma profunda, ampla e interconectada todas as dimensões...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.