Expansão da malha viária abrange metrô, trens e monotrilho na região metropolitana da capital paulista
O Governo de São Paulo tem ao menos doze projetos em andamento para ampliar e melhorar a oferta do transporte sobre trilhos na capital. Atualmente, três tatuzões escavam o subsolo da cidade para a ampliação da Linha 2-Verde do Metrô e a construção da Linha 6-Laranja.
Na Linha 2-Verde, o novo trecho deve ligar a Estação Vila Prudente, atual fim da linha, à Estação Penha, com conexão com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral. A ampliação de mais de 8 km, abrirá mais 8 novas estações e é estimado que haverá um acréscimo de cerca de 320 mil novos passageiros por dia. Um investimento estimado em R$14,8 bilhões.
Na Linha 6-Laranja, um tatuzão avança em direção norte da cidade e em breve chegará à Estação Brasilândia. Outro tatuzão caminha em direção sul e, neste momento, segue rumo à Estação São Joaquim. A futura linha, com investimento de R$ 19 bilhões, deve ser inaugurada em dois momentos distintos.
Também estão em andamento as obras para a extensão da linha 15-Prata. Do lado leste, o monotrilho ganhará duas novas estações: Boa Esperança e Jacu-Pêssego e um novo Pátio. Já na extensão oeste, a linha irá se conectar com a Linha 10-Turquesa, na Estação Ipiranga. Com essa ampliação, é estimado que a Linha 15 transporte 383 mil passageiros por dia, incluindo o trecho operacional. Um investimento de R$3,6 bilhões somente nesta expansão.
A linha 17-Ouro do monotrilho avança e ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, tendo integração com a Linha 5-Lilás, na estação Campo Belo. O passageiro levará 13 minutos para percorrer o trajeto. Com 6,7 km de extensão em seu primeiro trecho, cerca de 93 mil passageiros serão beneficiados por dia após sua conclusão, prevista para 2026.
No ano passado, o Governo de São Paulo aprovou a expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra e da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela, em obras que devem começar nos próximos meses. A 19-Celeste teve a primeira fase de estudos concluída e a licitação para contratar projeto executivo e obra civil deve ser lançada ainda no primeiro trimestre de 2025.
Na CPTM, foi retomado o anteprojeto para extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, cujas obras de extensão foram inseridas no edital de concessão das linhas 11, 12 e 13. Além de estudos e projetos para reativar a Estação ABC, na Linha 10-Turquesa (antiga Parada Pirelli).
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