No menu items!
31.3 C
São Paulo
domingo, 7 dezembro, 2025

São Paulo faz campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

Todos os imunizantes do SUS estão disponíveis na ação

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) começou nesta semana a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes. Entre as prioridades da SES-SP está o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo, mas o objetivo da campanha é atualizar o calendário vacinal do público-alvo com todas as vacinas disponíveis.

Até dia 31 de outubro, todos os imunizantes que constam no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis para a população. Também como parte da iniciativa, no sábado, dia 18 de outubro, postos de vacinação estarão abertos em todo o estado para aumentar a adesão de pais e responsáveis que não podem levar os pequenos durante a semana.

Para tirar dúvidas da população sobre a vacinação, o Governo de São Paulo criou o portal Vacina 100 Dúvidas. A ferramenta aborda as 100 perguntas mais frequentes nos buscadores da internet, como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e os perigos da falta de imunização.

Cobertura

A cobertura vacinal no ano passado apresentou um aumento em comparação com 2022. Três imunizantes superaram a meta vacinal no estado.

A BCG, que previne formas graves de tuberculose, subiu de 82,2% para 94,8% da cobertura, e as vacinas contra o rotavírus e a tríplice viral tiveram a cobertura, respectivamente, de 77,2% para 91,1% e 78,4% para 99,2%.

Especialistas reforçam que a manutenção dessas taxas depende da continuidade das campanhas e da adesão da população. Mesmo com a melhora, o estado ainda busca alcançar cobertura ideal em outras vacinas, especialmente as aplicadas na adolescência, como a do HPV, cuja adesão costuma ser menor.

As vacinas são seguras, testadas e fundamentais para a proteção individual e coletiva. A recomendação é que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação às UBSs para que profissionais de saúde possam avaliar quais doses precisam ser aplicadas ou atualizadas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Cérebros de pessoas com ansiedade ou depressão têm variação na resposta ao medo

Estudo também demonstrou que diferenças como idade e sexo têm pouca associação com distinções apresentadas no condicionamento Fundamental para a sobrevivência, a resposta ao medo...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.