No menu items!
24.9 C
São Paulo
segunda-feira, 2 fevereiro, 2026

São Paulo 472 anos: Prefeitura lança livro com histórias, curiosidades e expansão dos parques

Guia lançado no aniversário de São Paulo reúne informações completas das áreas verdes e traz pesquisa de satisfação com frequentadores

Para comemorar os 472 anos de São Paulo, histórias, curiosidades e informações práticas sobre os 121 parques municipais da cidade foram reunidas no livro “São Paulo, Cidade Verde – Um Guia de Todos os Parques Municipais da Capital”, publicação gratuita da Prefeitura para apresentar a rede de áreas verdes da cidade. O material apresenta também as características, estruturas disponíveis e registros da biodiversidade presentes em cada área verde, além de dados como horário de funcionamento, infraestrutura disponível, como chegar, registros de fauna e flora e a história de cada área verde.

O livro propõe um panorama abrangente da rede de parques municipais, ao reunir, em um único volume, informações que ajudam a compreender a formação, a diversidade e a expansão desses espaços ao longo do tempo. O guia também traz curiosidades e dados que permitem ao leitor conhecer melhor o papel dos parques no cotidiano da cidade e na ocupação do território urbano.

O lançamento da publicação ocorre no momento em que a cidade amplia suas áreas verdes municipais. Desde 2021, 13 parques foram inaugurados na capital.

Além do levantamento histórico e informativo, o livro apresenta os resultados de uma pesquisa de satisfação realizada pelo Datafolha com frequentadores de parques municipais, que deram nota média de 8,2 a essas áreas verdes. O levantamento ouviu 3.000 pessoas entre os dias 4 e 10 de outubro de 2025, em parques de todas as regiões da cidade, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Segundo a pesquisa, 100% dos entrevistados afirmam que estar em um parque melhora o bem-estar, e 99% consideram os parques ambientes saudáveis, associados à promoção da saúde e à convivência com familiares e amigos. Para 95%, os parques são boas opções de lazer para toda a população, e 78% dizem que frequentar parques está entre suas principais atividades de lazer.

Em 2025, os parques municipais registraram 57,9 milhões de visitas, consolidando-se como parte relevante da rotina de lazer da população de São Paulo. De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, desde 2023 foram investidos mais de R$ 40 bilhões em projetos relacionados à sustentabilidade, resiliência climática e qualificação do espaço urbano, incluindo ações de criação de novos parques, programas de arborização e medidas de mitigação dos impactos das mudanças climáticas, orientadas por diretrizes como os Planos Verdes.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.