Santo Amaro celebrou aniversário com programação especial que reuniu autoridades, lideranças, empresários e moradores, valorizando as tradições do bairro
A data mais celebrada pelos santamarenses chegou. O aniversário do bairro, que é comemorado todo dia 15 de janeiro, dando o pontapé que o ano precisa para começar bem.
Neste 2026, Santo Amaro festeja 474 anos e para essa ocasião, foi preparada uma comemoração muito especial para todos os moradores e visitantes da região e claro, tudo começou com um bolo.
Em frente à Subprefeitura, foi realizada a tradicional montagem e corte do bolo de aniversário. Pela primeira vez, o distrito teve um bolo de mais 4 metros feito pelo Chef Ricardo Magalhães, o mesmo que produz o bolo do aniversário de São Paulo e de tantas outras festas pela cidade.
A produção do doce se deu através de doações e contou com massas de pão de ló doadas por padarias da região, creme fresco e mais de 200 quilos de frutas frescas, além de coco. A ideia era justamente uma receita que remetesse ao bolo feito pelas avós e que fosse algo mais natural e saudável.
A cerimônia de abertura da festa e parabéns para o bairro reuniu o subprefeito Silvinho, a deputada federal Renata Abreu, o vereador Gabriel Abreu, empresários locais e a população santamarense.
Durante o evento, a deputada federal Renata Abreu, nascida e criada em Santo Amaro, relembrou passagens marcantes da história local e destacou a trajetória de sua família e de seu pai, o ex-deputado José de Abreu. “Reviver a história é sempre muito importante, Santo Amaro veio antes da nossa cidade e é hoje um bairro muito importante para a economia de São Paulo e essas datas não podem passar despercebidas. Como sempre falo, quem escreve a história não pode passar despercebido”, comentou a deputada.
Já o vereador Gabriel Abreu destacou o papel fundamental dos comerciantes no desenvolvimento da região e ressaltou o acolhimento como uma das principais características de Santo Amaro. Natural de Itabuna, na Bahia, ele afirmou que o bairro tem a capacidade única de receber pessoas de todos os lugares, que, assim como ele, encontram em Santo Amaro um verdadeiro lar, graças ao carinho e à receptividade de seus moradores. “Tenho um carinho muito grande pelo bairro já que moro aqui e esse dia é importante para a gente celebrar essa história”, falou o vereador.
O subprefeito Silvinho reafirmou o compromisso da gestão com Santo Amaro e destacou os avanços recentes na zeladoria urbana. Segundo ele, a região avançou da 28ª para a 9ª posição entre as 32 subprefeituras da cidade. “Nosso compromisso é cuidar da zeladoria, fortalecer a segurança e garantir que as pessoas possam ir e vir com mais qualidade de vida. Essa é a missão que recebi do prefeito Ricardo Nunes: transformar Santo Amaro na melhor região de São Paulo”, afirmou.
Após as celebrações iniciais, a comitiva seguiu para a Igreja Matriz de Santo Amaro, fundada em 14 de janeiro de 1686, um dos maiores símbolos da identidade santamarense. O santuário tem papel central na história do bairro e representa, junto com o antigo Mercado Municipal, a antiga Prefeitura e a Catedral, um eixo histórico preservado, que mantém vivas as características do núcleo primitivo de Santo Amaro ao longo dos séculos.
A missa foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Santo Amaro, Dom José Negri, que durante a homilia destacou a história do santificado e a amizade com São Bento e a trajetória da catedral local, que é mais antiga que a da Sé.
Encerrando o dia no Centro Cultural Santo Amaro e a Biblioteca Prefeito Prestes Maia, abertos ao público, receberam autoridades, empresários e representantes da sociedade civil para a abertura oficial da programação comemorativa.
A organização da festa foi realizada pela equipe da subprefeitura com liderança do Douglas Amparado Cabral, mais conhecido como Dodô, que é supervisor de cultura da subprefeitura. “Foi um desafio que me foi proposto, de fazer uma festa grande como Santo Amaro merece. Trouxemos o Ricardo para fazer o bolo, que foi super solícito, organizei uma comissão de festa que colaborou para tudo certo e até o dia 31 teremos atrações pelo bairro, além de um show no dia 25. Estamos criando o sentimento de pertencimento com uma festa feita através de doações e voluntários e um bolo saudável. Isso nos deixa muito feliz”, conta.
As celebrações pelos 474 anos de Santo Amaro seguem até o dia 31 de janeiro, com uma agenda especial que valoriza a cultura, a história e a identidade deste território que segue sendo referência de tradição, desenvolvimento e pertencimento na cidade de São Paulo.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

