No menu items!
26.6 C
São Paulo
sexta-feira, 28 novembro, 2025

Saiba como doar parte do imposto de renda para fundos que beneficiam a pessoa idosa, crianças e adolescentes

São dezenas de projetos que podem ser beneficiados a partir da declaração do IR

Durante o período de declaração do Imposto de Renda, os contribuintes têm a oportunidade de transformar parte do imposto devido em uma ação solidária. Por meio da destinação de recursos para fundos municipais, é possível contribuir diretamente para projetos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos, sem custos adicionais. Essa modalidade de doação permite que valores sejam revertidos para iniciativas sociais importantes, garantindo impacto positivo na comunidade.

Com o início do período de declaração de renda no dia 17 de março, o contribuinte pode destinar parte de seu imposto de renda devido em doações para o Fundo Municipal do Idoso (FMID) e Fundo Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). É importante ressaltar que o prazo para entrega da declaração vai até 30 de maio.

Na modalidade de doação via declaração do imposto de renda para o FIMD e FUMCAD, a pessoa física poderá deduzir até 3% do imposto devido diretamente em sua Declaração de Ajuste Anual. Para quem tiver imposto a ser restituído, o valor da doação será acrescido na restituição, corrigido pela taxa SELIC, e volta para o contribuinte.

Além disso, é possível escolher o estado e município do FMID e FUMCAD que se quer doar, o que possibilita realizar a contribuição para a instituição da capital paulista mesmo fazendo a declaração em outra região.

Sobre os fundos

O FMID destina-se a financiar projetos que assegurarem os direitos da pessoa idosa, fortalecendo a autonomia, a integração e a participação efetiva da população idosa na sociedade. Cabe ao GCMI estabelecer, anualmente, as diretrizes, prioridades e programas de alocação de recursos do Fundo Municipal do Idoso.

O FUMCAD, por sua vez, tem como objetivo financiar políticas, programas e projetos de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, de acordo com as diretrizes e deliberações do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão responsável pela gestão do Fundo, e que conta com uma comissão específica para a aprovação da análise dos projetos que serão financiados.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Quanto vale uma refeição saudável? Novo estudo mostra que arroz e feijão somam minutos de vida

Pesquisa da USP e UERJ reforça o papel dos alimentos tradicionais na longevidade e na sustentabilidade Um estudo inédito, conduzido por pesquisadores da Universidade de...

Turismo na capital cresce 54,04% em 2025, com 30,5 milhões de turistas e faturamento de R$ 15,9 bilhões

Ações da Prefeitura em mobilidade, cultura, eventos, segurança e geração de empregos fortalecem a cidade como destino global de lazer e negócios São Paulo vive...

Como proteger as crianças da pneumonia: especialista explica sinais de alerta e formas de prevenção

Segundo a OMS, a doença é uma das principais causas de morte evitável em crianças menores de cinco anos em todo o mundo Segundo a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.