Nas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, o embarque é permitido em dias úteis e fora do horário de pico
Muito mais do que bichinhos de estimação, os cachorros e gatos estão se tornando parte das famílias e passaram a ser incluídos em atividades como passeio no parque, fotos de celebração e até mesmo viagens, mesmo as de avião.
Na cidade, pode ser preciso fazer o deslocamento do pet, seja para levar ao veterinário, um passeio ou até mesmo algo mais urgente. Contudo, nem sempre se tem um carro disponível ou taxistas e motoristas de aplicativo que aceitam transportar animais.
Em São Paulo, o número de animais de estimação cresce a cada dia e está sendo mais comum encontrar tutores transportando os seus pets no transporte público. Mas, esse deslocamento, tanto na ViaMobilidade como na ViaQuatro, que são concessões de linhas de metrô, exige atenção às regras estabelecidas pelo sistema metroferroviário.
Nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô, 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens urbanos, o transporte de animais nos vagões não pode ser realizado nos horários de pico dos dias úteis, sendo permitido antes das 6h, entre o período das 10h às 16h e após as 19h. Fora destes horários, é autorizado se for comprovado procedimento cirúrgico agendado. Aos sábados, domingos e feriados, o acesso é liberado durante toda a operação, sem restrições de horário.
O transporte do pet deve ser realizado em caixa apropriada, limpa e é importante identificá-la com o nome e telefone do tutor. Além disso, o manuseio deve ocorrer sem incomodar os demais passageiros, sem comprometer o funcionamento do sistema de transporte e é proibido levar qualquer animal peçonhento (cobra, aranha, escorpião, formiga, abelha) ou ferozes. É importante que o animal pese, no máximo, 10 kg.
Lembrando que cães-guia, utilizados para auxiliar pessoas com deficiência visual ou em processo de treinamento, têm trânsito livre em todas as linhas, independente do horário.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]