No menu items!
20.3 C
São Paulo
sexta-feira, 12 dezembro, 2025

Roda de conversa do SP Coopera traz avaliações de cooperativas de reciclagem na Capital

A etapa marca o fim do primeiro ciclo de qualificação das cooperativas e novos passos para o crescimento

O SP Coopera, da Prefeitura de São Paulo, organizou encontros na última quinta-feira (18) com dois dos grupos de cooperativas de reciclagem que são apoiadas pela iniciativa. As rodas de conversa abriram espaço para os cooperados debaterem suas necessidades e dificuldades após seis meses de inserção no programa. A equipe técnica do projeto pensa essa discussão como uma orientação para aprimorar a atuação, com mais suporte a organizações de catadores de lixo.
O SP Coopera, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, incentiva o desenvolvimento de cooperativas em diversos setores na Capital, incluindo 60 cooperativas de reciclagem e coleta seletiva. Elas são divididas em níveis, de acordo com o grau de evolução no programa. O encontro do dia 18 foi realizado com as cooperativas de nível 3, que passaram pelo primeiro ciclo de seis meses de apoio técnico.
“Está servindo como um feedback para o projeto. A gente acabou percebendo que precisamos ter uma abordagem diferente de acordo com a fase em que cada cooperativa se encontra”, explica Daniel Carvalho, especialista em cooperativismo da Fesp SP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, que integra a equipe. As discussões foram orientadas pelas perguntas: Onde a sua cooperativa quer chegar? O que falta para chegar lá? Como o SP Coopera pode te ajudar?
Os pontos centrais levantados durante o debate envolveram a necessidade de regulamentação, a conquista ou manutenção do terreno com espaço necessário para a operação e a qualidade dos materiais recebidos da coleta seletiva.
A Cooper Parelheiros surgiu em 2016, mas o grupo já trabalhava com coleta seletiva há 16 anos, conta José. “O bom do SP Coopera é que o programa nos apresenta outra visão para o crescimento. A nossa muitas vezes fica concentrada em trabalhar e gerar renda, enquanto eles avaliam as possibilidades e se estamos operando de acordo com as necessidades”.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego Jogos...

Mudanças climáticas: emergência de saúde pública

Especialista explica como a crise já vem afetando diretamente...

Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

Perdas estão associadas a danos como depressão e desemprego Jogos de azar e apostas online, popularizadas pelas chamadas bets, provocam perdas econômicas e sociais ao...

Mudanças climáticas: emergência de saúde pública

Especialista explica como a crise já vem afetando diretamente a população Com o fim da COP-30, muitas resoluções e novos questionamentos viraram pauta em todo...

Programa Tem Saída promove ações de orientação contra violência doméstica até o dia 16 de dezembro na Capital

A programação aberta às mulheres oferece palestras, oficinas, dicas sobre geração de emprego e renda Até o dia 16 de dezembro, as equipes do programa...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.