No menu items!
21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Renovação das licenças para Táxi, Escolar, Carga a Frete, Motofrete e Fretamento está mais simplificado

Condutores não precisam mais apresentar CRLV em dia para a renovação das licenças municipais


A Prefeitura de São Paulo, por meio do Departamento de Transportes Públicos (DTP), informa que foi publicada no Diário Oficial da Cidade da quarta-feira (08) portaria que tem como objetivo facilitar o processo de regularização das licenças municipais dos veículos das modalidades de Táxi, Escolar, Carga a Frete, Motofrete e Fretamento.

A Portaria SMT/SETRAM/DTP nº28/2023 estabelece que não será mais obrigatória a apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em dia para aprovação na inspeção técnica do veículo. A medida vale tanto para as inspeções realizadas no próprio DTP, quanto para as feitas nos Organismos de Inspeção Acreditados (OIAs) devidamente credenciados no Departamento. Durante a inspeção, continuarão a ser verificadas no documento de licenciamento do veículo características como a marca, o ano de fabricação, o modelo, a versão, a cor predominante, a placa, as dimensões e o tipo de combustível.

A flexibilização facilita também o processo de renovação do CRLV do veículo, que é de competência estadual e realizada pelo Detran. Isso porque o Detran exige a licença municipal do veículo em dia e atualizado para a renovação do CRLV.

O DTP ressalta que tanto a licença municipal quanto o CRLV seguem sendo exigidos pela legislação para os veículos das modalidades de Táxi, Escolar, Carga a Frete, Motofrete e Fretamento.

O trânsito de São Paulo é um dos mais intensos, visto que é a 4ª maior metrópole do mundo, fazendo com que serviços de transporte, seja de passageiros ou de cargas, se transforme em um dos grandes pilares da economia local. Para os munícipes, é extremamente importante que a Prefeitura desburocratize processos para licenças das respectivas atuações, visto a necessidade da mão de obra no trânsito e quanta empresas e comércios, seja em esfera pública ou privada, que dependem desses serviços.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas nos últimos anos. Aplicativos de transporte, sistemas de navegação em tempo real e meios de...

Aposentadoria do INSS: entenda o que muda nas regras em 2026

O ano novo eleva exigências de pontos e idade mínima em algumas transições A virada para 2026 não traz uma nova reforma da Previdência, mas...

Um terço das escolas não têm ações de educação ambiental; curso orienta professores na volta às aulas

Curso e guia gratuito são disponibilizados para professores das redes pública e privada Após os aprendizados com a COP30, a educação climática ganha centralidade nas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.