No menu items!
28.3 C
São Paulo
quinta-feira, 12 fevereiro, 2026

Que tal combater golpistas?

Causa-me espécie receber todo dia ligações no meu celular de golpistas passando-se por bancos ou ainda mensagens supostamente de lojas com promoções incríveis. E esses golpistas agem impunemente causando um grande prejuízo aos cidadãos e, se fizer as contas, ao nosso PIB.

Está mais que na hora de associações de bancos e lojistas assumirem seu papel e serem atores no combate aos golpes e as autoridades policiais e de justiça serem agentes ativos na identificação e punição dos golpistas.

E isso não é difícil, já que a posse de um número telefônico só é feita mediante apresentação de documentação, sem contar que o trânsito entre torres também indica onde está o celular.

Senadores e deputados deveriam assumir a responsabilidade de criar um arcabouço jurídico para punição e fomentar o governo federal juntamente com estados e municípios a criar canais de denúncia, bem como para a Justiça para que seja ágil para autorizar a polícia a quebrar o sigilo e investigar os telefones, emails, aplicativos, sites e IP.

É preciso estar pronto para responder a todos os tipos de golpes. O “phishing” parece ser o mais comum, pode ser por e-mails que parecem ser de lojas conhecidas, ou bancos, ou da Receita, etc., solicitando que se clique em um link e insira informações pessoais ou de pagamento. Ou ainda de mensagens de texto (SMS) que parecem verdadeiras, pedindo para clicar em um link ou ligar para um número de telefone. Podem ainda pedir as informações pessoais, senhas e números de cartão.

O “Spoofing” ou falsificação de sites acontece quando criminosos criam sites que parecem ser verdadeiros. Além de emails e SMS, ficou comum também vir por aplicativos de comunicação como o Whatsapp, propagandas no Facebook e outros sites de relacionamentos.

Os golpes por telefone (Vishing) exercitam também uma “engenharia social” que engana muita gente douta. Os criminosos ligam passando- se por funcionários do banco, e pedem informações pessoais ou que façam uma transferência para “proteger” a conta. Há ainda uns que tentam passar-se por filhos ou amigos em situação de dificuldade financeira.

Há ainda muitos outros golpes como lojas falsas, bancos digitais falsos, golpes de desconto e cupons, etc., que justificam nossos congressistas a tomar a responsabilidade de fazer alguma coisa a respeito.

Mario Eugenio Saturno (http://fb.com/Mario.Eugenio.Saturno ) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele...

Carnaval de Rua 2026 terá postos médicos com estrutura de mini-hospital

Unidades reproduzem o funcionamento de uma UPA e estão...

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele se chama Mounjaro. Onipresente nas redes sociais e nas conversas cotidianas, tornou-se também o mais...

Carnaval de Rua 2026 terá postos médicos com estrutura de mini-hospital

Unidades reproduzem o funcionamento de uma UPA e estão preparadas para atendimentos de urgência e emergência A Prefeitura de São Paulo preparou uma ampla estrutura...

Capital registra 2,9 milhões de empregos com carteira assinada em 2025 e bate recorde histórico de contratações

Esse é o maior volume da série do Novo Caged e foram criadas mais de 101 mil vagas formais A cidade de São Paulo registrou...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.