No menu items!
28.9 C
São Paulo
segunda-feira, 1 dezembro, 2025

Qual o Futuro dos Produtos Frescos?

Vivemos em um mundo impactado pelas mudanças climáticas. Para nós, da indústria de produtos frescos, a IFPA acredita que o futuro do consumo de frutas, flores, legumes e verduras passará por quatro pilares fundamentais: Tecnologia e Inovação, Sustentabilidade e Clima, Tendências de Consumo e Defesa da Indústria.

O mundo vem apostando na Inteligência Artificial (IA) seja em aplicativos culinários que sugerem receitas com base no que está disponível na geladeira com a proposta de reduzir o desperdício e, divertidamente, resolver a eterna pergunta: “O que temos para o jantar?”. No campo, robôs já estão polinizando plantas, detectando doenças e usando IA para automatizar a contagem de frutas durante a colheita.

Um estudo global da IFPA sobre a criação de um futuro resiliente ao clima identificou que a inação diante das condições climáticas extremas é uma das maiores ameaças às sociedades e economias globais. A temperatura em elevação ameaça levar a agricultura além dos limites administráveis, e estamos acompanhando de perto como as nações estão respondendo a esses desafios.

No Brasil, já sentimos as mudanças climáticas no prato dos consumidores. Hoje, 94% dos brasileiros consideram a sustentabilidade muito importante. Os consumidores estão mais curiosos do que nunca sobre a origem dos alimentos que consomem.

Há mudanças notáveis no comportamento do consumidor, como o crescimento dos alimentos à base de plantas. Os produtos frescos continuam a ser a dieta ORIGINAL baseada em vegetais nutritivos e seguros. Com 30 milhões de veganos no Brasil, estamos vendo um impulso no consumo de alternativas à carne. Adicionalmente, 42% dos consumidores globais se identificam como flexitarianos, com uma presença marcante da Geração Z, que está cada vez mais evitando produtos de origem animal.

Nosso maior desafio ainda é o baixo consumo de produtos frescos e flores. Esse problema exige uma mobilização ampliada dos membros da IFPA e de aliados estratégicos que podem nos ajudar a ampliar nosso impacto.

A IFPA se compromete a representar incansavelmente os interesses de nossos membros junto a líderes globais, como a ONU, a UE e a OMS, e a influenciar políticas que garantam o acesso a alimentos frescos e saudáveis para todos.

Estamos aqui para transformar o mundo, não apenas para jogar o jogo. Com frutas e legumes no centro de discussões políticas, comerciais e de saúde, o momento de agir é agora.

Valeska Ciré é Country Manager da IFPA no Brasil


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Anvisa aprova registro de vacina 100% nacional contra dengue

Imunizante será produzido pelo Butantan e estará disponível no...

Heliópolis ganha o Teatro Baccarelli, primeira sala de concertos do mundo em uma favela

Em terreno concedido pela Prefeitura por 90 anos, espaço...

Prefeitura promove oficinas culinárias gratuitas no mês de dezembro

As capacitações são uma oportunidade de qualificação profissional e...

Anvisa aprova registro de vacina 100% nacional contra dengue

Imunizante será produzido pelo Butantan e estará disponível no SUS O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (26) o registro pela Agência Nacional...

Heliópolis ganha o Teatro Baccarelli, primeira sala de concertos do mundo em uma favela

Em terreno concedido pela Prefeitura por 90 anos, espaço cultural tem 533 lugares e fosso móvel para espetáculos de linguagens múltiplas Heliópolis viveu na terça-feira...

Prefeitura promove oficinas culinárias gratuitas no mês de dezembro

As capacitações são uma oportunidade de qualificação profissional e possuem certificado Para finalizar 2025, os Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) preparam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.