No menu items!
19.2 C
São Paulo
terça-feira, 22 julho, 2025

Projetos sustentáveis baratos

Desde o natal de 2020, procuro convencer a imprensa e políticos a promover um acordo mundial, Projects for Peace, transferindo verba militar anual para financiar a transição energética, de fóssil para verde. Com a COP-30 acontecendo no Brasil, além dessa proposta, governos e parlamentares deveriam dar o exemplo promovendo nas suas regiões projetos sustentáveis de baixo custo.

Muito pode ser feito, a primeira coisa deveria ser criar uma rede de gerenciamento, organizando os projetos sustentáveis existentes ou a criar, uma rede de professores e treinadores voluntários e pagos e uma rede de financiamento envolvendo doadores.

Um primeiro projeto poderia ser o aquecedor solar caseiro, feito com canos de PVC, garrafas PET, pintados de preto, ou espelhos comuns. A Embrapa publicou um guia técnico sobre a construção de um concentrador solar de baixo custo, que utiliza materiais simples, como espelhos planos, para aquecer água ou alimentos.

Um segundo projeto pode ser a compostagem doméstica que utiliza baldes ou caixas recicladas. Essa iniciativa reduz o lixo orgânico e gera adubo para as plantas.

E, adjunto a este, podemos ter o terceiro projeto, uma horta urbana em pequenos espaços, nas casas, apartamentos, escolas, terrenos baldios, etc., utilizado caixotes, garrafas PET e pneus. Em um país que ainda passa fome, não sei por que o Minha Casa, Minha Vida não entrega a moradia com um vaso com alguma árvore frutífera.

Ainda nesse tema, o quinto projeto é a captação de água da chuva, uma solução para as regiões áridas, mas também para as cidades que logo terão problemas de abastecimento. Existem muitos projetos de baixo a médio, usando tambores, calhas e filtros simples. Os prédios dos três poderes deveriam instalar e dar o exemplo (ser um “case” local). Prédios novos deveriam ser obrigados a ter instalações separadas para utilizar a água captada para limpeza, irrigação e descarga.

O sexto projeto é uma fábrica de sabão ecológico feito com óleo de cozinha usado. Esta iniciativa pode ser desenvolvida agregando pessoas em torno de igrejas e associações para se obter melhores resultados em qualidade e custos.

O sétimo projeto pode ser a orientação de aproveitamento de iluminação solar durante o dia e utilização de lâmpadas solares com sensor de presença para iluminação externa, pois estão baratas e são eficientes.

Outros projetos sustentáveis ainda podem ser acrescidos pelo leitor, como tijolos ecológicos e recuperação de nascentes.

Mario Eugenio Saturno (fb. com/Mario.Eugenio.Saturno) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Conjuntivite, olho seco e mais: os riscos invisíveis do inverno

Oftalmologista explica como o clima frio e a poluição...

Pesquisa aponta aumento de casos de câncer de mama em mulheres jovens 

A pesquisa revelou aumento em todas as faixas etárias,...

Conjuntivite, olho seco e mais: os riscos invisíveis do inverno

Oftalmologista explica como o clima frio e a poluição agravam os problemas oculares que aumentam até em 20% na estação seca do ano Com a...

Pesquisa aponta aumento de casos de câncer de mama em mulheres jovens 

A pesquisa revelou aumento em todas as faixas etárias, principalmente entre 25 e 29 anos Um estudo realizado por professoras e alunas da Unisul, cujo...

Parceiro da Prefeitura, Hospital do GRAACC atinge 80% de cura e se firma como referência no tratamento do câncer infantil

Apoio da gestão municipal fortalece atendimento gratuito e especializado a crianças e adolescentes com câncer em São Paulo Com mais de 30 anos de atuação,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.