No menu items!
20.2 C
São Paulo
quinta-feira, 22 maio, 2025

Programa que leva educação jurídica às escolas de SP é renovado até 2028

Iniciativa promove aulas que abordam a organização e a estruturação do Estado e seus Poderes

O futuro da cidadania e da justiça começa na sala de aula. Com esse propósito, a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE/SP) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) firmaram na terça-feira (13) aditamento para a renovação do projeto Procurando Saber até 2028.

A iniciativa, que conecta os jovens ao universo jurídico de forma dinâmica e inspiradora, promove a formação crítica de alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino, por meio de encontros presenciais que abordam a organização e a estruturação do Estado e seus Poderes.

Com atividades interativas, como jogos, simulações de júri e orientações conduzidas pelos procuradores voluntários, o projeto transforma o conceito de justiça em uma realidade acessível. Os estudantes têm a oportunidade de entender, na prática, o papel do sistema de Justiça e seu impacto nas relações sociais, ampliando a percepção sobre os direitos e deveres do cidadão.

Mais do que ensinar sobre leis, o Procurando Saber tem como missão despertar vocações, ampliar horizontes e empoderar jovens com conhecimento jurídico, estimulando a participação cidadã e o pensamento crítico sobre o papel das instituições públicas.

Construindo pontes para o futuro

Desenvolvido pela PGE/SP, o programa visa criar pontes entre a juventude e as carreiras jurídicas, demonstrando que o futuro é construído com informação, cidadania e oportunidades reais de transformação social.

“Acreditamos que aproximar os jovens do sistema de Justiça é fundamental para fortalecer a cidadania e formar protagonistas para o futuro do nosso país”, destaca a Procuradora Geral do Estado de São Paulo, Inês Coimbra.

A renovação do termo de cooperação reafirma o compromisso da PGE/SP e da SEDUC com a educação e o desenvolvimento social, proporcionando aos alunos da rede pública um espaço de aprendizado que transcende os limites da sala de aula, promovendo um olhar crítico e participativo sobre a sociedade. O programa conta ainda com o apoio da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Cosap realiza campanha de doação de agasalhos para pets

Objetivo de iniciativa da Coordenadoria de Saúde e Proteção...

Direitos trabalhistas das gestantes: Como garantir a proteção da empregada gestante

Por Giovanna Tawada A gestação é um momento muito especial...

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

Expansão da agropecuária é o principal vetor desse desmatamento A...

Cosap realiza campanha de doação de agasalhos para pets

Objetivo de iniciativa da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico é beneficiar os animais da população de rua Desde sexta-feira (16), a Coordenadoria...

Direitos trabalhistas das gestantes: Como garantir a proteção da empregada gestante

Por Giovanna Tawada A gestação é um momento muito especial na vida de muitas mulheres, mas também pode ser um período desafiador, especialmente para aquelas...

Apesar da redução, desmatamento ainda ameaça futuro da Mata Atlântica

Expansão da agropecuária é o principal vetor desse desmatamento A área total desmatada no bioma da Mata Atlântica caiu 14% em 2024. No entanto, a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.