No menu items!
34.9 C
São Paulo
quinta-feira, 25 dezembro, 2025

Programa Mananciais promove ação de educação ambiental para crianças na Zona Sul

Projeto das Miniflorestas será desenvolvido nas áreas das represas Billings e Guarapiranga

As áreas das represas Billings e Guarapiranga, na Zona Sul da capital, sediarão uma iniciativa pedagógica focada no público infantil para o plantio e cuidado de bosques, promovida pelo Programa Mananciais. A ação, Projeto das Miniflorestas, é fruto de um acordo entre a Prefeitura e a ONG Formigas-de-Embaúba, que será conduzido pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

A plantação dos arvoredos trará mais áreas verdes para o município, com o objetivo de sensibilizar as novas gerações quanto à urgência da regeneração de ecossistemas e mitigação das mudanças climáticas.

O cronograma de trabalho teve início com as visitas que as equipes fizeram em diversas regiões em que o Programa Mananciais atua. Na represa Billings foram vistoriados Cantinho do Céu, Pabreu e Jardim Apurá e na Guarapiranga, Jardim Ângela, Vila do Sol, Vila Nordestina e Chácara Flórida.

Os próximos passos serão reuniões que estabelecerão quais destes espaços serão selecionados para receber as miniflorestas.

Essas áreas são importantes na educação ambiental porque ensinam, na prática, a relação entre os seres humanos e a natureza. Para as crianças, essa experiência direta com a terra e as plantas cria um vínculo afetivo com o meio ambiente, o que pode resultar em hábitos mais sustentáveis no futuro.

Sobre o Programa Mananciais

As bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na região Sul, fazem parte do campo de atuação do Programa Mananciais, que tem por objetivo contribuir para a despoluição e proteção de ambas as áreas. A iniciativa envolve ações de urbanização de assentamentos precários; regularização fundiária e atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras. A totalidade dos investimentos realizados até setembro de 2024 é de R$ 3,53 bilhões.

No período 2021-2024 foram concluídas 12 obras de urbanização e 30 estavam em andamento. Foram entregues 1.468 unidades habitacionais e 6,1 mil novas moradias estavam em execução.

Até final deste ano espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais, além da implantação de 1,7 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz...

Final de ano e o alerta para os aumentos de casos de infarto

O aumento dos casos de infarto e outras emergências cardiovasculares...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz respeito às questões climáticas, que afetam de forma profunda, ampla e interconectada todas as dimensões...

Final de ano e o alerta para os aumentos de casos de infarto

O aumento dos casos de infarto e outras emergências cardiovasculares no fim do ano é um fenômeno reconhecido há décadas. De acordo com dados da American...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.