No menu items!
21.5 C
São Paulo
sábado, 28 dezembro, 2024

Prefeitura zera a fila de próteses dentárias na capital

Capacitação de profissionais e maior oferta de serviços nas UBSs foram algumas das medidas adotadas pela gestão municipal para atingir este objetivo

Transformar a vida das pessoas, melhorando seu sorriso e qualidade de vida, foi uma das metas cumpridas pela Prefeitura de São Paulo, que neste mês de dezembro zerou a fila de próteses dentárias na capital. Para atingir este objetivo, entre outras medidas, a gestão municipal capacitou profissionais, ofertou serviços nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e adquiriu insumos.

Para a capacitação foi feita parceria com a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) que, até agora, formou cerca de 1.500 profissionais. Hoje, das 479 Unidades Básicas de Saúde da capital, 440 contam com um total de 888 equipes de saúde bucal (ESBs) e estas dispõem de colaboradores aptos a confeccionarem próteses. Somente de janeiro a outubro deste ano, as UBSs colocaram 72.431 próteses parciais removíveis e totais.

Durante o ano passado foram fornecidas 61.103 próteses, número significativamente maior do que os registrados em 2022, 2021 e 2020 (outubro a dezembro de 2020), quando foram entregues, respectivamente, 46.976, 8.087 e 511 próteses.

Autoestima e convívio social

Uma estratégia para acelerar o atendimento de pacientes que aguardavam por próteses dentárias foi desenvolvida em 2020 pela Secretaria Municipal de Saúde. Em setembro daquele ano, mais de 82 mil pessoas esperavam por uma peça, entre Próteses Totais (PT) e Parciais Removíveis (PPR). No último mês de abril, a fila contava com 4.850 pessoas, o que representava uma redução de cerca de 94%.

Para a cirurgiã-dentista Flávia Persoli, que faz atendimentos na UBS Jardim Colombo, “devolver os dentes para o paciente, significa devolver a autoestima e o convívio social”.

O vigilante Cornélio Gonçalves dos Santos, 48, afirma que se tornou mais alegre há três meses, depois de ter recebido a prótese parcial removível no Centro de Cuidados Odontológicos (CCO), localizado na região central. “Aonde você for, você vai sorrir. E se você não está com seus dentes bonitos, fica mais difícil. Agora, posso chupar cana e comer torresmo sem medo”, brinca.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui