No menu items!
16.2 C
São Paulo
sábado, 12 julho, 2025

Prefeitura publica nova Política Ambiental para ordenar aplicação de diretrizes e adoção de obras sustentáveis

Iniciativas estão presentes na construção de equipamentos públicos, como creches e escolas, e em soluções baseadas na natureza

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) lançou na segunda-feira (30) a nova Política Ambiental da pasta. A publicação ocorreu durante o seminário “SP + Verde” que integra a programação do “Junho Verde”, campanha promovida pela Prefeitura de São Paulo em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A nova Política Ambiental da SIURB visa ordenar a aplicação de diretrizes, leis e princípios ambientais em todas as fases dos empreendimentos desenvolvidos pela Secretaria, garantindo celeridade e transparência às ações.

Os novos procedimentos vão ao encontro das práticas mais modernas de gestão ambiental utilizadas pela Prefeitura de São Paulo e por órgãos de licenciamento. A portaria que instituiu a nova Política garante a aplicação, em conjunto, de princípios, diretrizes, leis, regulamentos e práticas ambientais em todas as esferas, assegurando a inserção de critérios ambientais tanto no desenvolvimento dos projetos como na execução das obras.

Os fluxos estabelecidos reforçam a articulação da SIURB com os demais órgãos municipais envolvidos com os licenciamentos e com os empreendimentos de infraestrutura, como as secretarias do Verde e Meio Ambiente, Habitação e Subprefeituras. O procedimento também está alinhado ao atual plano de Governo, Plano Diretor Estratégico, Plano Diretor de Drenagem e Plano Municipal de Habitação.

A SIURB trabalha para consolidar sua Política como instrumento de redução de riscos ambientais e de promoção da recuperação socioambiental. A partir da publicação da portaria, todos os empreendimentos da Secretaria passarão a ser licenciados e supervisionados com base nas novas diretrizes. Hoje, a SIURB conta com mais de 260 processos de licenciamento e Termos de Compromisso Ambiental em andamento que ganharão mais agilidade e robustez em seu conteúdo.

A SIURB vem atualizando seus procedimentos internos e empreendimentos a fim de torná-los mais verdes e sustentáveis. No campo da drenagem, a Secretaria aplica as chamadas Soluções Baseadas na Natureza (SBN), como os reservatórios do Ribeirão Perus e a Praça de Infiltração da Avenida Nove de Julho. A partir da utilização das SBN, é possível a recuperação de áreas degradadas, mitigação de riscos hidro meteorológicos com integração do equipamento com o seu entorno, uso múltiplo dos equipamentos implantados e uma melhor gestão hídrica na cidade.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Parques Estaduais Urbanos de São Paulo viram palco de aventura e conexão com a natureza nas férias de julho

De oficinas criativas a trilhas sensoriais e avistamento de fauna, a programação especial convida famílias a explorar a rica biodiversidade urbana As férias de julho...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.