No menu items!
16.7 C
São Paulo
sexta-feira, 16 maio, 2025

Prefeitura obtém sinalização para captar R$ 1,4 bilhão via PAC para o VLT Centro

Ministro das Cidades confirmou que equipe já está fazendo os estudos para liberar os recursos


A Prefeitura de São Paulo recebeu a sinalização de liberação de R$ 1,4 bilhão para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) Centro por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. A informação foi dada ao secretário Municipal de Governo, Edson Aparecido, pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, durante a COP28, realizada em Dubai na semana passada. A solicitação de inclusão do projeto no Novo PAC foi feita pela Prefeitura no início de novembro.

“A ideia do VLT aqui no Centro primeiro é fazer uma requalificação urbana e que ele possa integrar as principais estações de ônibus, trem e metrô, com uma opção de transporte rápido para quem precisa se deslocar pelo Centro”, disse o secretário de Governo em exercício, Clodoaldo Pelissioni.

Chamado Bonde São Paulo, o projeto consiste na implantação de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na região central com o objetivo de qualificar os deslocamentos e as experiências a partir da mobilidade sustentável e de uma nova alternativa de transporte integrada às demais ações para requalificação do centro.

Os estudos iniciais apontam para uma rede com aproximadamente 12 km de extensão distribuída em duas linhas que conectariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM. As duas linhas se integrariam na Av. São João e, ao todo, teriam 27 estações de embarque e desembarque. Em relação às linhas de ônibus, destaca-se a conexão entre os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel, absorvendo a população das Zonas Leste, Sul, Norte e Oeste.

Um dos principais destaques do projeto é a articulação de bairros da região central, como Bom Retiro e Brás. Conectados pelo Bonde São Paulo, eles serão integrados mais facilmente a espaços relevantes do ponto de vista econômico e cultural, como o Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Imprensa Nacional do Terceiro Setor informa e educa sobre o meio ambiente

Associação de Piracaia fortalece o terceiro setor e projetos...

Mãos e Mentes Paulistanas leva artesãos e manualistas ao Campo Belo Taste

O Programa da Prefeitura de São Paulo tem participação...

Portal Cate passa a contar com cursos de qualificação empreendedora do programa Mãos e Mentes Paulistanas

Plataforma de cursos da Prefeitura de São Paulo agora abrigará todas as aulas on-line do programa de artesanato e manualidades da capital Iniciativa da Prefeitura...

Imprensa Nacional do Terceiro Setor informa e educa sobre o meio ambiente

Associação de Piracaia fortalece o terceiro setor e projetos sustentáveis A Associação Verde Esperança é uma entidade sem fins lucrativos nascida na cidade de Piracaia...

Mãos e Mentes Paulistanas leva artesãos e manualistas ao Campo Belo Taste

O Programa da Prefeitura de São Paulo tem participação na segunda edição do evento que reúne gastronomia e artesanato A Prefeitura de São Paulo, por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.