No menu items!
32.2 C
São Paulo
segunda-feira, 29 dezembro, 2025

Prefeitura leva reciclagem a 100% das ruas de São Paulo com atendimento porta a porta

Com duas centrais mecanizadas, reciclagem gera renda para centenas de famílias e contribui para reduzir os resíduos em aterros

A cidade de São Paulo alcançou cobertura total da coleta seletiva domiciliar, com atendimento porta a porta nos 96 distritos. A coleta de resíduos, feita pelas concessionárias Loga e Ecourbis, recolhe diariamente cerca de 324 toneladas de materiais recicláveis. Todo o material separado é encaminhado às 29 cooperativas habilitadas pela Prefeitura, nas quais trabalham 1.566 cooperados.

A população pode verificar os dias e horários da coleta seletiva em sua rua pelo site da SP Regula, garantindo mais eficiência e participação ativa nesse ciclo de sustentabilidade urbana. Clique aqui para consultar.

Os materiais que “sobram” dessa operação nas cooperativas é destinado para duas Centrais Mecanizadas de Triagem – (CMTs) – Carolina Maria de Jesus e Ponte Pequena –, que juntas têm capacidade de receber até 250 toneladas por dia. Nessas unidades, os materiais passam pelos processos de triagem, prensagem e pesagem antes de retornarem às cooperativas para serem comercializadas, gerando renda para centenas de famílias de cooperados.

Além da coleta domiciliar, o município também conta com mais de 21 mil Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e diversas ações educativas que ampliam a consciência ambiental da população. Somente o projeto Porta a Porta já orientou mais de 41 mil moradores sobre a separação correta dos resíduos. Já o programa Ver de Perto impactou mais de 100 mil pessoas desde 2008, e o Ecomóvel, veículo elétrico interativo, que percorre escolas e comunidades com atividades educativas, alcançando até agora 2.600 participantes.

Ainda no ambiente escolar, o Ecoescola e o EcoKids já atenderam mais de 3 mil crianças, ampliando o alcance da educação ambiental desde a infância.

Com essa estrutura, São Paulo se posiciona como referência no país e na América do Latina por manter um sistema mecanizado de triagem de recicláveis em larga escala, garantindo retorno ambiental com a redução do volume destinado a aterros e retorno social por meio da geração de renda e inclusão produtiva de catadores organizados em cooperativas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao...

Calor pode aumentar risco de casos de AVC, alerta médico

Bebida alcoólica também eleva possibilidade de arritmia Casos de acidente vascular cerebral (AVC) tendem a aumentar no verão, disse à Agência Brasil o neurocirurgião e...

Sustentabilidade nas festas de fim de ano: dicas para celebrar com mais responsabilidade ambiental

Movimento Plástico Transforma apresenta dicas práticas para o descarte correto de embalagens e artigos gerados no período Fim de ano é tempo de festas e...

Tecnologia de monitoramento pode ajudar a evitar perdas de água tratada

Levantamento nacional aponta bilhões de metros cúbicos perdidos ao ano O Brasil desperdiça, todos os dias, um volume de água tratada equivalente a 6.346 piscinas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.