Cidade organiza atividades preparatórias e articula presença institucional na Conferência da ONU sobre o Clima, que será realizada em novembro, em Belém (PA)
Com a missão de representar as ações da maior cidade brasileira frente à emergência climática, a Prefeitura de São Paulo avança na preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em novembro, em Belém.
A capital formalizou, pelo Decreto nº 64.066/2025, a criação da Comissão “Construindo uma Cidade Sustentável” (CCCS), coordenando as iniciativas locais ligadas à agenda climática para a conferência. A comissão reúne secretarias, sociedade civil e instituições acadêmicas, promovendo eventos, engajamento público e consolidando a posição oficial da cidade.
Desde março, São Paulo sedia encontros sobre justiça climática, transição energética, mobilidade sustentável, educação ambiental, agricultura e resiliência urbana. Destaque para o seminário “Construindo uma Cidade Sustentável: rumo à COP30”, em abril, com 300 representantes de organizações, setor privado, universidades e agentes públicos.
O Instituto de Estudos Avançados da USP realiza um ciclo com seis encontros até novembro, abordando energia, agroecologia, políticas públicas e o papel das cidades na crise climática.
A comissão lançou o hotsite http://www.saopaulopeloclima.com.br , reunindo calendário consolidado dos eventos e cadastro para novas atividades. A Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) promove o “selo São Paulo pelo Clima”, identificando eventos alinhados à COP.
Entre 4 e 5 de novembro, ocorre o Summit Agenda SP+Verde no Parque Villa-Lobos, principal evento local preparatório para a COP 30, com debates sobre finanças verdes, justiça climática, resiliência urbana e transição energética, além de cultura, educação ambiental e visitas técnicas. O evento contará com Rodada Internacional de Negócios Climáticos.
De 6 a 8 de novembro, a USP realiza “Bora Preservar – Vozes e Raízes do Amanhã”, focado em consumo consciente, cooperativismo e agricultura sustentável.
Na COP 30, a Prefeitura apresentará avanços como ampliação da frota de ônibus elétricos, 100% de cobertura da coleta seletiva, pontos para descarte de vidro, novos parques, expansão do PAVS e a Rede Cozinha Escola, além do Orçamento Climático e 4º Relatório do Plano de Ação Climática, com 86% das ações em andamento.
Para fomentar debate público, a comissão cria podcasts e um “Climathon” para estudantes proporem soluções sustentáveis, e a Secretaria de Educação promove o projeto “Olho na COP 30” nas escolas.
A participação de São Paulo na COP 30 reforça seu compromisso com um futuro urbano mais justo, resiliente e sustentável, integrando setores e atraindo investimentos verdes.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]