Com 172 médicos, unidade tem capacidade para mais de 21 mil atendimentos clínicos, pediátricos, odontológicos, ortopédicos e cirurgias
Em sua primeira entrega neste novo mandato, o prefeito Ricardo Nunes atendeu a uma demanda de quase 20 anos dos moradores de Heliópolis, maior comunidade de São Paulo, na Zona Sul, e inaugurou na terça-feira (7) a UPA Sacomã, a primeira 24 horas do bairro, que recebeu R$ 19,9 milhões de investimento para oferecer assistência médica de excelência à população. Com ela, a cidade de São Paulo passa a contar com 32 UPAs.
“Essa UPA representa um avanço no atendimento para as pessoas que mais precisam. Aqui nós tínhamos uma AMA muito pequena, com pouca estrutura, e agora esse equipamento que não é só maior em tamanho, mas na infraestrutura que acrescentamos com a ampliação dos serviços prestados, com equipamentos modernos e um quadro de profissionais completo para cuidar da saúde da comunidade”, afirmou Nunes.
Com capacidade para mais de 21 mil atendimentos, a unidade tem quase 500 profissionais, dos quais 172 são médicos para atender aos moradores da região do Sacomã, Ipiranga e Cursino. Anteriormente, o equipamento abrigava a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Sacomã e oferecia apenas clínica e pediatria, mas, agora, o novo equipamento tem atendimento completo nas especialidades clínica, pediátrica, odontológica, ortopédica e cirurgia geral, inclusive para urgências, emergências e situações de gravidade média, tudo 24 horas, outro pedido dos moradores do bairro. O custeio mensal previsto para a manutenção da UPA é de aproximadamente R$ 4,5 milhões.
“Aqui é um exemplo de como melhoramos a saúde no município. Quem é da região sabe que o atendimento de emergência mais próximo ficava a quatro quilômetros daqui e, mesmo assim, era um equipamento muito pequeno, mas também estamos reformando para que seja transformado em uma UPA como essa. Temos muitos avanços, com mais leitos para atender a população”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
O objetivo da ampliação do serviço é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade baixa e intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que agora tem uma base no local.
Moradora da região há 52 anos, Antônia Cleide Alves, 61 anos, destaca a importância da nova UPA. “Esse espaço representa uma conquista de quase 20 anos por um atendimento às nossas crianças, que tivesse ortopedia e que funcionasse 24 horas. Lutamos muito e agradeço por essa inauguração, que fará a diferença nas nossas vidas”, disse ela, que é presidente da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas) e educadora social.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]