Ação consolida avanços na maior comunidade de São Paulo em comemoração aos seus 104 anos
Em comemoração aos 104 de Paraisópolis, o prefeito Ricardo Nunes entregou na terça-feira (16) mais 954 títulos de regularização fundiária, desta vez no Conjunto Paraisópolis, na Zona Sul da capital. Durante o evento, Nunes reforçou o investimento que será feito na reurbanização da região.
“São 954 famílias saindo daqui com as escrituras dos seus imóveis, registrado em cartório. Isso quer dizer que essas propriedades são deles para o resto da vida, passando da mãe para os filhos, dos filhos para os netos, um grande avanço”, disse o prefeito. “Além de fazer essa entrega, anunciamos o investimento de R$ 1,66 bilhão proveniente da Operação Urbana Faria Lima, que será destinado à reurbanização de Paraisópolis, ou seja, é a Prefeitura de São Paulo com um olhar para essa comunidade, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas”, concluiu.
Com as entregas, o município atinge a marca de 58 mil títulos concedidos desde 2021, sendo 8 mil apenas em 2025, consolidando a maior política de regularização fundiária da história de São Paulo.
“Paraisópolis chega aos 104 anos vivendo um momento especial quando falamos de habitação digna: pela primeira vez, famílias que ajudaram a construir essa comunidade estão recebendo a matrícula de propriedade de seus imóveis. Essa entrega reafirma o compromisso da Prefeitura de São Paulo em avançar na regularização fundiária, promovendo dignidade, segurança jurídica e oportunidade para milhares de paulistanos”, afirma o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz.
A partir de agora, os moradores passam a ser proprietários definitivos de suas casas, consolidando um marco histórico para uma das maiores comunidades da América Latina e celebrando o direito à propriedade de forma inclusiva e segura. “Esse título tem uma importância muito grande, pois hoje eu tenho uma casa de verdade que ninguém vai tirar de mim e da minha filha”, disse a moradora da comunidade, Fiama do Nascimento Barros, de 33 anos.
Moradora de Paraisópolis há mais de 30 anos, Irene Marques Vieira, 68 anos, comemora. “Eu e minha família nos sentimos muito felizes, porque eu já sofri muito, morei em córrego, em área de risco. Agora com os trabalhos da Prefeitura, tudo melhorou”, disse.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]