Com a inauguração oficial dos CRPIR Vila Nova Cachoeirinha, CRPIR Grajaú e CRPIR Giovanni Gronchi, a rede de apoio completa 15 unidades no município de São Paulo
O racismo deixa marcas sociais e psicológicas difíceis de serem reparadas. Para prestar atendimento às vítimas de racismo e injúria racial, que pela legislação se equipara ao racismo, a Prefeitura de São Paulo inaugurou oficialmente três novos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial (CRPIR). Com as inaugurações dos centros de CRPIR Vila Nova Cachoeirinha (04), CRPIR Grajaú (07) e CRPIR Giovanni Gronchi, a rede de apoio completa 15 unidades que estão disponíveis para prestar esse tipo de atendimento para a população.
A inauguração contou com a presença da Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Célia Santana, da Secretária Executiva Adjunta de Promoção da Igualdade Racial, Elaine Gomes, da Coordenadora da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Adriana Vasconcellos e de nomes importantes do combate ao racismo na cidade.
De acordo com a secretária Regina Célia Santana, com essas inaugurações, a Prefeitura amplia sua rede de atendimento com equipes multidisciplinares e reafirma o comprometimento da pasta com a promoção da igualdade racial.“O equipamento visa ouvir as pessoas, e também fazer com que as suas denúncias sejam encaminhadas para os órgãos competentes”, afirma Regina.
Com atendimento humanizado, realizado por uma equipe multiprofissional técnica, os equipamentos também oferecem cursos, oficinas e palestras, além de atuar em sintonia com organizações locais, coletivos, instituições de ensino e órgãos como a Defensoria Pública, a Delegacia Especializada e o Ministério Público. Os locais contam com copa, banheiros e bibliotecas, além de salas para que ocorram os atendimentos, bem iluminadas e com cores vivas e aconchegantes.
A secretária Executiva de Promoção da Igualdade Racial, Elaine Gomes de Lima, comentou como é feita a escolha dos locais para as unidades, em específico, o CRPIR Grajaú. “O nosso objetivo é trazer a percepção de uma casa, acolhimento. Para que a pessoa possa chegar aqui, fazer a denúncia, se abrir e se sentir em casa, acolhida, pelas advogadas, assistentes sociais, psicólogos e equipe operacional que compõe essa luta pela igualdade racial”, explica Eliane.
Novos Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial:
CRPIR GRAJAÚ
Av. Carlos Oberhuber, 503, Vila São José.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
CRPIR GIOVANNI GRONCHI
R. Thereza Mouco de Oliveira, 157, Vila Maracanã.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
CRPIR VILA NOVA CACHOEIRINHA
Rua Franklin do Amaral, 1122, Vila Nova Cachoeirinha
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]