Mães ganharão bolsa mensal de R$ 1.386
A Prefeitura realizou as inscrições para 4 mil vagas do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs, para que as mães possam atuar nas escolas da rede municipal de educação.
O POT Mães Guardiãs foi ampliado de 4 para 5 mil beneficiárias, com bolsa auxílio de R$ 1.386. Foram aprimoradas as atividades desenvolvidas pelas mães nas unidades escolares da rede municipal, atuando também na busca ativa a fim de evitar a evasão escolar.
A iniciativa realizada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Educação teve início em 2021, durante a volta às aulas na rede municipal de ensino, na fase crítica da pandemia, com o objetivo de garantir a aplicação dos protocolos de saúde aos alunos.
Cerca de 3 mil beneficiárias completam em março, dois anos de permanência no Programa Operação Trabalho, período permitido pela legislação que rege o POT. Para fomentar a volta dessas mães ao mercado de trabalho, o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo realiza, em fevereiro e abril, mutirões de emprego regionalizados a fim de ofertar oportunidades de trabalho para esse grupo.
“Vamos iniciar uma nova etapa do POT Mães Guardiãs, um programa que está inserido na comunidade escolar e que mudou a dinâmica da relação entre as mães e a rede municipal de ensino. São dois anos de muita dedicação de milhares de mulheres que puderam vivenciar essa experiência, que vai contribuir para a volta ao mercado de trabalho e geração de renda”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]