No menu items!
20.4 C
São Paulo
sexta-feira, 9 maio, 2025

Prefeito Ricardo Nunes implanta 46,2 km de Faixa Azul em dezembro, a maior extensão já executada em um único mês

Os novos trechos contemplarão as avenidas Brigadeiro Faria Lima, Zaki Narchi, Luiz Dumont Villares, e outros


Durante o mês de dezembro, a Prefeitura de São Paulo vai implantar a maior extensão do projeto-piloto Faixa Azul: 46,2 km serão sinalizados para organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar e humanizar o trânsito da cidade. O trecho vai se somar aos 42,9 km do programa já executados. Com isso, a capital terá 89,1 km

No dia 4, serão contemplados os novos trechos das avenidas Brigadeiro Faria Lima (9,2 km), Zaki Narchi (3,6 km), Luiz Dumont Villares (5 km) e do Estado (8,2 km). Já no dia 18, será a vez das vias Jacu-Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar G. da Silva, que terá 20,2 km. Desde setembro, a gestão municipal ampliou o projeto-piloto em 20,4 km.

Pesquisa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) aponta que 96,9% dos motociclistas ouvidos percebem o projeto da Faixa Azul como benéfico para a mobilidade, 2,1% informaram que não e 1% não respondeu. Já a percepção dos motoristas como um projeto benéfico para a cidade fica em 87,3%; 7,6% responderam que não acham a iniciativa benéfica e 5,1% não responderam aos questionamentos.
A primeira via que recebeu o projeto Faixa Azul foi a avenida 23 de Maio, em 25 de janeiro de 2022 (5,5 km) que, após um ano, não identificou nenhum acidente fatal no trecho.

A via foi escolhida por ser uma via com grande utilização pelas motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia. Por lá, nos anos anteriores à implantação, 78% dos sinistros registrados envolviam motos.
Nove meses depois, em 6 de outubro de 2022, foi implantado mais 17 km no eixo Bandeirantes – Afonso D’Escragnolle Taunay, sendo 8,5 km por sentido, por meio da (CET), com aval do órgão federal Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).

Em setembro e outubro de 2023, o trecho aumentou no Corredor Norte-Sul, com 1,8 km entre as avenidas Prestes Maia e a Tiradentes e mais 2,8 km, que contemplam as avenidas Santos Dumont, Rubem Berta e Moreira Guimarães, até o Viaduto Indianópolis.

Já no dia 6 de novembro, mais 6 km foram entregues nas avenidas Sumaré e Paulo VI e, mais recentemente, 5,8 km nas avenidas das Nações Unidas e 4,0 km na Miguel Yunes, totalizando 42,9 km do programa.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes...

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035 Um dos grandes entraves para a eliminação da malária é a falta de...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes que aumenta o risco de graves doenças nos olhos O Brasil tem 16,6 milhões de diabéticos...

Rede Municipal de Ensino da capital atende mais de 1 milhão de estudantes com serviços desde alimentação até transporte escolar

Números refletem a grandiosidade de uma das maiores Redes Municipais de Ensino da América Latina Manter a permanência e a aprendizagem de mais de 1...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.