Para ingressar na PM, os candidatos deverão passar por seis etapas dentro do processo seletivo
A Polícia Militar de São Paulo abriu concurso público para 2.200 vagas de soldado PM 2ª Classe. A remuneração básica inicial para o cargo é de R$ 5.055,53.
Os candidatos devem ter nível médio de escolaridade para poder participar. Outros requisitos englobam idade entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares; ter altura mínima de 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens e ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias “B” e “E”.
Para ingressar na PM, os candidatos ainda deverão passar por seis etapas dentro do processo seletivo. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp. O prazo termina em 23 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 85.
Etapas do concurso
A primeira etapa será de Exames de Conhecimentos, que serão divididos em Prova Objetiva (Parte I) e Prova Dissertativa (Parte II).
A Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, é composta por 60 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, sendo apenas uma alternativa correta, com as matérias de Língua Portuguesa e Interpretação de Texto (20 questões), Matemática (15 questões), Conhecimentos Gerais (15 questões), Noções Básicas de Informática (5 questões), Noções de Administração Pública (5 questões).
A Prova Dissertativa é a parte II do exame de conhecimentos e será composta de uma redação, na qual se espera que o candidato produza uma dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa. Ele deverá demonstrar domínio dos mecanismos de coesão e coerência textual, considerando a importância de apresentar um texto bem articulado.
A Prova Objetiva (Parte I) e a Prova Dissertativa (Parte II) serão aplicadas simultaneamente e terão duração de 5 horas – serão corrigidas as Provas Dissertativas dos candidatos que obtiverem, no mínimo, 30 pontos na Prova Objetiva.
Os Exames de Conhecimentos (Partes I e II) possuem data prevista para realização em 30 de novembro, no período da tarde, e serão realizados em 51 cidades.Serão convocados para prosseguirem nas demais etapas do concurso público os 16.000 candidatos que obtiverem a melhor classificação nos exames de conhecimentos.
As demais etapas do concurso incluem exames de aptidão física, exames de saúde e psicológicos, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade e análise de documentos.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]