PM cria central de gerenciamento de ocorrências ambientais em São Paulo

Serviço conta com tecnologia para auxiliar no monitoramento com imagens e informações, aumentando a resposta aos atendimentos de emergências ambientais

A Polícia Militar instalou uma central de monitoramento exclusiva para o atendimento e gerenciamento de ocorrências ambientais. O serviço, que passou a funcionar no Centro de Operações da PM (Copom) no Bom Retiro, em São Paulo, atende 24 horas os chamados da capital e da região metropolitana. Na terça-feira (8), o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, visitou as instalações ao lado da secretária do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Uma das principais inovações do Copom Ambiental é a integração com uma rede de dados que permite o recebimento e transmissão em tempo real de imagens e informações. A infraestrutura conta com o sistema Olho de Águia da PM para visualização ao vivo de imagens capturadas por câmeras em helicópteros e motocicletas durante ocorrências na região metropolitana. Essa modernização aumenta a eficiência e a resposta às emergências ambientais.

“É uma forma de tornar mais eficiente o trabalho da Polícia Militar Ambiental com essa central dedicada para receber denúncias de crimes ambientais e outras emergências”, afirmou Guilherme Derrite. “É nosso compromisso com a sociedade para fiscalizar e dar uma resposta mais ágil.”

Outros sistemas de gravação de áudio e monitoramento das chamadas permitem controle das ocorrências atreladas aos serviços da corporação, como policiamento e fiscalização ambiental.

A secretária Natália Resende destacou a estruturação como um compromisso do Governo de SP em garantir a proteção do meio ambiente. “A integração de dados e imagens em tempo real é um salto qualitativo na gestão ambiental”, afirmou.

A nova estrutura conta com dez policiais militares treinados para cada tipo de ocorrência.

“Com o Copom Ambiental, a PM Ambiental passa a contar com uma infraestrutura moderna, que potencializa nossas ações de fiscalização e preservação do meio ambiente”, disse o coronel Leandro Carlos Navarro, comandante da PM Ambiental.

Entre janeiro e agosto deste ano, a especializada já resgatou 36,7 mil animais, apreendeu 36 mil armas ilegais e autuou 10,6 mil infratores.

Os policiais também reforçaram o combate a incêndios na Operação SP Sem Fogo, atendendo 2,4 mil ocorrências.

O coronel Navarro explicou que a PM Ambiental é responsável por prezar pelo ambiente, garantindo um futuro melhor para as gerações futuras.

Nos primeiros oito meses do ano, a especializada realizou 1,8 mil fiscalizações em comércios de madeira ilegal, 3,5 mil ações em áreas rurais e atendeu 8,7 mil denúncias.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A importância da profissão de doula para a humanização do ciclo da gravidez

A doula integra o cuidado multiprofissional ao acompanhar a...

Brasil desenvolve sensor de freio automático que pode ser obrigatório 

Sistema de radar é desenvolvido pelo Senai Park, em...

Orgulho Autista e o STF: a dignidade não pode ser limitada por planilhas de planos de saúde

Por André Naves O Dia do Orgulho Autista, celebrado 18...

A importância da profissão de doula para a humanização do ciclo da gravidez

A doula integra o cuidado multiprofissional ao acompanhar a mulher desde o pré-natal até o pós-parto A regulamentação da profissão de doula em 2026 representa...

Brasil desenvolve sensor de freio automático que pode ser obrigatório 

Sistema de radar é desenvolvido pelo Senai Park, em Pernambuco Pesquisadores de universidades, institutos de pesquisa e empresas do setor automotivo desenvolvem, aqui no Brasil,...

Orgulho Autista e o STF: a dignidade não pode ser limitada por planilhas de planos de saúde

Por André Naves O Dia do Orgulho Autista, celebrado 18 de junho, foi instituído para mudar a narrativa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA):...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui