No menu items!
15.6 C
São Paulo
terça-feira, 25 novembro, 2025

PM Ambiental combate a pesca ilegal e resgata 10 mil animais ao longo de 2024

Modalidade de policiamento comemorou 75 anos de trabalho com cinco batalhões patrulhando todo o território paulista

A sede do Comando de Policiamento Ambiental foi palco na quinta-feira (12) da comemoração dos 75 anos da Polícia Militar Ambiental. Esse tipo de policiamento é a estrutura mais antiga de fiscalização da PM e ao longo de décadas tem como missão preservar o meio ambiente do estado de São Paulo.

A Polícia Ambiental possui cinco batalhões que atuam em todo o território paulista com patrulhamento em solo e marítimo. Entre janeiro e novembro deste ano, houve aumento nas ações em unidades de conservação, em fiscalizações de pesca ilegal, armas apreendidas, além da unidade atender 48 mil denúncias e aplicar R$ 166 milhões em multas.

As ações contra a pesca ilegal tiveram alta de 83% no comparativo. O número passou de 7,1 mil para 13 mil em um ano. Em novembro, a PM Ambiental intensificou as ações para proteger a fauna aquática durante a piracema, período em que os peixes migram para as nascentes dos rios para desovar e reproduzir. Até o final de fevereiro, várias modalidades de pesca são proibidas.

Além disso, houve o resgate de mais de 10 mil animais silvestres, a fiscalização de 570 comércios e transporte de madeira ilegal e em 2,2 mil criadores de passeriformes, a apreensão de 4,1 mil palmitos in natura, 124 caminhões ou máquinas agrícolas e 34 balões, e 12,7 mil autos de infração elaborados.

Copom Ambiental

Este ano, a Polícia Militar também criou uma central de gerenciamento de ocorrências ambientais. O serviço funciona em uma cabine exclusiva no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de São Paulo, que atende chamados da capital paulista e região metropolitana 24 horas por dia.

Em cerca de dois meses, o Copom Ambiental atendeu 1,7 mil chamados entre resgate de animais, tráfico e comércio de animais silvestres, maus-tratos a animais domésticos, corte de árvores, desmatamento e orientações de incêndio.

Os policiais ambientais também participaram em maio da ajuda humanitária das forças de segurança paulista ao Rio Grande do Sul. Foram 46 agentes, 12 viaturas, nove embarcações e dois caminhões de logística que auxiliaram nas buscas e salvamentos das vítimas dos temporais no estado.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Levantamento em 93 países mostra que o consumo aumentou...

SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado

Iniciativa visa fortalecer abastecimento e incentivar produção e injeção...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

Levantamento em 93 países mostra que o consumo aumentou em 91 A participação de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros mais que dobrou desde os anos...

SP abre consulta pública sobre uso de biometano na rede de distribuição de gás canalizado

Iniciativa visa fortalecer abastecimento e incentivar produção e injeção de biometano na rede A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp)...

Programa de aceleração de negócios de moda sustentável abre inscrições para edição 2026

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo apoia micro e pequenos negócios com investimento de R$ 30 mil e capacitações Empreendedores de moda sustentável da cidade...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.