No menu items!
21.7 C
São Paulo
quarta-feira, 17 setembro, 2025

PlanHidro SP prevê transporte pelo Rio Pinheiros e melhorias de infraestrutura

População poderá contribuir para o desenvolvimento do Plano que busca ressignificar a relação da cidade com as suas águas

A Prefeitura de São Paulo tem realizado audiências públicas para apresentar o PlanHidro SP, o Plano Municipal Hidroviário da cidade, que busca ressignificar a relação do município com as suas águas. O PlanHidro SP está sendo elaborado por um Grupo de Trabalho Intersecretarial (GTI) coordenado pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e integrado por outros 17 órgãos municipais.

O objetivo do planejamento é promover a governança compartilhada da água e seu aproveitamento sustentável, estabelecendo o ordenamento do uso múltiplo das águas em cada Hidrovia Urbana e compatibilizando diferentes leis e normas em prol do Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Ele deverá estabelecer iniciativas para implantar o Sistema de Hidrovias Urbanas a fim de conduzir projetos, obras e articulações institucionais com os objetivos de resgatar a qualidade das águas na cidade; diminuir o impacto ambiental derivado do transporte de cargas; contribuir com a mobilidade de populações (especialmente de áreas periféricas); recuperar a relação da cidade com a água e promover o desenvolvimento econômico através da implantação, integração ou recuperação de diversas áreas, instalações e equipamentos públicos, como parques da orla, ecoportos e marinas.

Uma das medidas que se destaca no PlanHidro SP é a implantação de transporte, tanto de pessoas como de carga, pelo Rio Pinheiros. A proposta prevê a construção de infraestrutura como eclusas, um tipo de construção que permite que embarcações subam e desçam rios em locais com desníveis, pontes e melhorias nas conexões com as orlas fluviais. Segundo o documento, serão utilizados até 180 km de vias navegáveis na cidade, realizando a integração do transporte hidroviário com parques fluviais e acesso às margens dos rios. O projeto ainda estima dez barcos para passageiros, 12 barcos de carga e quatro barcos para serviços.

Os estudos de viabilidade arquitetônica e urbanística da orla fluvial aconteceram através do Acordo de Cooperação Técnica com a Universidade de São Paulo (USP), que terá ênfase no uso múltiplo das águas, que tem fornecido subsídios para a elaboração do PlanHidro SP.

Até o dia 1° de dezembro, a Nota Técnica do Plano Municipal Hidroviário ficará disponível para consulta pública. o munícipe pode enviar seus comentários de forma on-line através de consulta pública no Participe+ e opinar sobre os projetos do PlanHidro SP.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa

Levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de jovens do...

GCM apreende mais uma moto usando placa comprada pela internet e já flagrada mais de 9 mil vezes

É a segunda ocorrência da semana envolvendo a placa...

Segurança alimentar e nutricional é pauta na 15ª edição da Virada Sustentável

O evento acontece entre os dias 17 a 21 de setembro e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo Criada em 2011, a...

Menos de 40% dos alunos valorizam professor, revela pesquisa

Levantamento ouviu mais de 2,3 milhões de jovens do 6º ao 9º ano Os chamados anos finais do ensino fundamental – que compreendem o 6º,...

GCM apreende mais uma moto usando placa comprada pela internet e já flagrada mais de 9 mil vezes

É a segunda ocorrência da semana envolvendo a placa BRA49CC; desta vez, veículo era conduzido por uma mulher Uma mulher sem habilitação foi presa pela...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.