No menu items!
18 C
São Paulo
segunda-feira, 21 abril, 2025

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

BC divulgou datas prováveis de novas funcionalidades do Pix

O Banco Central (BC) divulgou as datas prováveis para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas, o Pix.

As novas ferramentas devem estar disponíveis nas seguintes datas:

Pix parcelado: setembro deste ano;

Pix em garantia: 2026;

Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução: 1º de outubro.

Pix parcelado

O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.

Segundo o BC, a ferramenta deverá estimular o uso do Pix no varejo para a compra de bens e serviços de valor mais elevado, favorecendo quem não tem acesso a esse tipo de operação. O Pix parcelado poderá ser usado para qualquer tipo de transação Pix, inclusive para transferências.

Pix em garantia

Com o objetivo de ajudar empreendedores, o Pix em garantia permitirá que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas, principalmente para as que usam mais o Pix.

A garantia de uma linha de crédito permite que a instituição financeira tome bens e recursos para cobrir eventuais calotes. O BC esclareceu que o Pix em garantia é voltado apenas para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.

Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Aplicável somente para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.

Existente desde 2021, o Mecanismo Especial de Devolução só pode ser usado em caso comprovado de fraudes ou de erros operacionais da instituição financeira. A ferramenta não pode ser usada para desacordos comerciais, casos entre terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave).

Com informações de Agência Brasil


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Mais de 2 mil adolescentes da Fundação CASA concluíram cursos profissionalizantes em 2025

Parceria com instituições como SENAC e FAT leva educação...

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Clonagem do WhatsApp e falsas vendas foram os mais...

Hipertensão arterial – especialista traz dicas para lidar com a condição em idade mais avançada

Prática de atividades físicas e acompanhamento médico frequente são...

Mais de 2 mil adolescentes da Fundação CASA concluíram cursos profissionalizantes em 2025

Parceria com instituições como SENAC e FAT leva educação profissional aos centros socioeducativos No primeiro trimestre de 2025, 2.232 adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas...

Veja os 10 golpes mais aplicados contra clientes bancários em 2024

Clonagem do WhatsApp e falsas vendas foram os mais citados Os golpes do WhatsApp, das falsas vendas e da falsa central/falso funcionário de banco foram...

Hipertensão arterial – especialista traz dicas para lidar com a condição em idade mais avançada

Prática de atividades físicas e acompanhamento médico frequente são essenciais para o controle de sintomas A hipertensão arterial, conhecida como "pressão alta", é uma condição...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.