Com objetivo de conscientizar a sociedade para a importância da inclusão das pessoas com essa deficiência e o combate ao preconceito e à discriminação, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca as ações voltadas a esse público.
O acesso a esses serviços se dá a partir do encaminhamento por uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Nos CERs é realizada uma avaliação da equipe multiprofissional, que define o tratamento mais adequado para cada paciente. São promovidas terapias, orientações às famílias e, caso seja necessário, a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Os atendimentos realizados nesses centros contam com uma equipe de trabalho composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, médicos e enfermeiros.
As equipes realizam visitas domiciliares a esses cidadãos, definindo quais projetos terapêuticos podem atender as demandas particulares de cada um, como, por exemplo, conseguir ir até o trabalho sozinho. Além disso, a equipe vincula o paciente a outros serviços de saúde, como Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), UBSs, assistência social e educação, entre outros.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]