No menu items!
29.2 C
São Paulo
quinta-feira, 29 janeiro, 2026

Pesquisas apontam impacto positivo do descanso na produtividade

Especialista explica como descanso pode transformar produtividade no trabalho e impulsionar saúde mental

A relação entre sono, pausas e produtividade tem atraído a atenção de especialistas, especialmente em ambientes corporativos de alta performance. Uma pesquisa publicada pela Sleep Epidemiology apontou que 65,5% da população brasileira enfrenta problemas relacionados ao sono, o que, segundo o estudo, pode causar irritabilidade, déficit de atenção e redução da motivação. A Revista Brasileira de Medicina do Trabalho também apresentou dados que indicam que distúrbios do sono podem prejudicar o desempenho ocupacional e aumentar o risco de acidentes de trabalho, comprometendo a eficiência profissional.

Pesquisas sugerem que pausas ao longo do dia também podem desempenhar um papel relevante na manutenção da produtividade e do bem-estar. Um estudo conduzido pelo King’s College London revelou que pausas de 15 minutos podem reduzir níveis de estresse em até 24,7% e melhorar a produtividade em 33,2%. De acordo com a Época Negócios, pausas de até 10 minutos auxiliam na recuperação do foco e da energia, favorecendo o desempenho em tarefas exigentes.

O Dr. Thiago Volpi, médico nutrólogo e Diretor Clínico do Espaço Volpi, afirma que o sono e as pausas estratégicas são fundamentais para manter o desempenho mental e físico. “O sono adequado e as pausas são como combustível para o cérebro. Quando negligenciados, o corpo entra em um estado de fadiga acumulada que afeta diretamente o desempenho mental e físico”, afirma. Ele ainda destaca que pausas regulares podem reduzir o estresse e melhorar a clareza mental, algo considerado importante para profissionais que tomam decisões complexas.

Empresas que adotam políticas de descanso têm relatado resultados positivos. Um exemplo bem comum é a Google, que oferece espaços para cochilos e pausas criativas. Esses benefícios, de acordo com estudos da American Academy of Sleep Medicine, podem estar associados à redução de marcadores de inflamação e à melhoria da saúde cardiovascular. Pesquisas disponíveis indicam que investir em sono e pausas estratégicas pode contribuir para o bem-estar e a produtividade, embora cada pessoa deva avaliar sua rotina e consultar especialistas para implementar essas práticas de forma eficiente.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega nova etapa de requalificação da Avenida Santo Amaro

Via está sendo modernizada com enterramento de fios, iluminação...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas...

Prefeitura entrega nova etapa de requalificação da Avenida Santo Amaro

Via está sendo modernizada com enterramento de fios, iluminação em LED, além de corredor e ponto de ônibus reformados A Prefeitura de São Paulo entregou...

Cidade de São Paulo atinge meta de controle estabelecida pela OMS com redução de 32% dos casos de hanseníase

Ações de prevenção, diagnóstico e tratamento são realizadas de forma contínua pela rede municipal de saúde A capital paulista atingiu a meta de controle da...

O estacionamento como última fronteira da mobilidade inteligente

Por Roberto Hissa A mobilidade urbana passou por transformações profundas nos últimos anos. Aplicativos de transporte, sistemas de navegação em tempo real e meios de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.