No menu items!
21.9 C
São Paulo
sexta-feira, 26 abril, 2024

Pesquisa da USP mostra impactos negativos em bebês após intervenções na gestação

O ideal é que uma gravidez dure 280 dias (40 semanas) e que o parto seja natural. Quando acontece uma redução da idade gestacional ou paciente/médico optam por cesárea, os bebês ficam mais vulneráveis a doenças crônicas


Cada dia de gestação inferior a 280 dias, ou 40 semanas, resulta em impactos negativos para a saúde de bebês.

Essa é a conclusão do estudo “Dias potenciais de gravidez perdidos (DPGP): uma medida inovadora da idade gestacional (IG) para avaliar intervenções e resultados de saúde materno-infantil”, coordenado pela professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Simone Diniz.

“Até onde sabemos, este é o primeiro estudo brasileiro que analisa a idade gestacional em dias no período de termo para avaliar seus impactos na saúde de bebês e mães, mesmo considerando que este dado está disponível pelo menos para parte da base do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) desde 2011”, afirma a professora.

Para este estudo, foi criada uma nova variável: conta-se os dias faltantes entre o dia do nascimento até a duração média da gravidez (280 dias).

Então, foi proposto ao Ministério da Saúde seja uma alteração em dois campos da Declaração de Nascido Vivo e no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC): seriam incluídos a Idade Gestacional em dias (com base na data da última menstruação); na ultrassonografia com Idade Gestacional acrescenta-se a data de 1º exame; e realização de um exame físico ao nascer.

“O encurtamento do tempo de gestação traz maiores complicações e, inclusive, mais chances de morte. No curto prazo, podemos ter eventos como o maior número de neonatos internados em UTIs, icterícia, alterações da glicemia e dificuldades na amamentação. No longo prazo, temos maior impacto no desenvolvimento cognitivo, quadros de déficit de atenção e maiores fatores de risco para diversas doenças crônicas que poderão surgir ao longo da vida”, conta a professora Simone.

Outra consequência negativa, além do encurtamento do período gestacional, é a substituição do trabalho de parto natural pela cesariana. No Brasil, mais de 50% dos partos são cesáreas, sendo que a Organização Mundial de Saúde recomenda que essa taxa seja de até 15% nos países.

Existem até estudos que mostram que, quando o bebê nasce de parto natural, a criança tem contato direto com o microbioma vaginal da mãe; mas com a cesariana, os bebês têm contato direto com bactérias hospitalares.

“O processo de trabalho de parto mostra a maturidade gestacional e a prontidão para essa transição dramática da vida fetal para a neonatal. O trabalho de parto sinaliza ao corpo uma mudança epigenética (mudanças no fenótipo, que se perpetuam nas divisões celulares, sem alterar a sequência de DNA) necessária para ativar ou desativar os genes de uma etapa para a outra. Há estudos robustos mostrando que os nascidos por cesárea possuem um perfil metabólico inflamatório e são mais vulneráveis a doenças crônicas em geral. Entre as doenças inflamatórias mais comuns estão asma, eczema, diabetes mellitus, além de maiores chances de desenvolver certos cânceres”, explicou a professora Simone.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

FOTO: Bebé creado por tirachardz

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura dará desconto de até 95% em juros e multas em renegociação de dívidas

Programa de Parcelamento Incentivado da Secretaria da Fazenda tem...

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando...

Prefeitura dará desconto de até 95% em juros e multas em renegociação de dívidas

Programa de Parcelamento Incentivado da Secretaria da Fazenda tem início dia 29 de abril Os contribuintes da cidade de São Paulo em débito com a...

Prefeitura implanta a Faixa Azul em mais quatro vias da cidade

São aproximadamente mais 8 km de Faixa Azul, totalizando 98 km em toda a cidade, ainda neste mês de abril A Prefeitura de São Paulo,...

Prefeitura firma parceria com a Caixa Econômica Federal para garantir investimentos na produção de moradia em São Paulo

A iniciativa busca atender às necessidades da população de menor renda e sem acesso à casa própria A Prefeitura Municipal de São Paulo por meio...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui