No menu items!
22.8 C
São Paulo
sexta-feira, 13 fevereiro, 2026

Outubro Rosa: Prefeitura destaca importância do diagnóstico precoce

Mamografias, Papanicolau e vacina contra HPV estão entre os serviços oferecidos pela rede municipal de saúde

A campanha Outubro Rosa destaca a relevância dos cuidados com a saúde feminina, com ênfase especial na prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero — dois dos tipos mais comuns e letais entre as mulheres no Brasil.

Na rede municipal de saúde, o acompanhamento começa pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde as pacientes recebem orientação, acolhimento e, quando necessário, são encaminhadas para serviços especializados. Atualmente, a cidade conta com 14 Serviços de Referência de Mama (SRMs) e dois Centros de Exames da Mulher (CEMs), localizados nas zonas Leste e Sul da capital.

“No caso do surgimento de sintomas suspeitos, os exames podem ser solicitados a qualquer momento e não é necessário passar pela consulta com o médico: eles podem ser solicitados diretamente no acolhimento”, explica Lígia Mascarenhas, ginecologista e coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A médica ressalta ainda a importância do autocuidado.“O autoexame de mama e a avaliação ginecológica periódica são essenciais. Além disso, ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos também são uma forma de prevenção.”, concluiu.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no país, depois do câncer de pele não melanoma, e também o que apresenta maior mortalidade. A incidência aumenta com a idade, sendo mais frequente a partir dos 50 anos. Já o câncer de colo do útero é o terceiro mais incidente e está fortemente associado à infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV).

A detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, sendo a mamografia o exame que detecta o câncer de mama, e a citologia oncótica (também conhecido como Papanicolau), para o câncer de colo de útero, as principais ferramentas de rastreamento.

Entre 2020 e 2024, a SMS registrou um aumento de 30% no número de mamografias, passando de 192.208 para 312.829 exames. De janeiro a julho de 2025, foram realizados 196.147 exames. No mesmo período, o número de exames de citologia oncótica também cresceu, de 425.196 para 548.866.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele...

Carnaval de Rua 2026 terá postos médicos com estrutura de mini-hospital

Unidades reproduzem o funcionamento de uma UPA e estão...

Programa Fique em Dia: prefeitura oferece condições especiais para regularização de débitos em dívida ativa

O Fique em Dia é um programa criado pela Prefeitura de São Paulo com a finalidade de oferecer oportunidades para que pessoas físicas e...

O abuso das canetas emagrecedoras, as redes sociais e o sofrimento psíquico

Por Ramon Marcelino Se 2025 teve um medicamento símbolo, ele se chama Mounjaro. Onipresente nas redes sociais e nas conversas cotidianas, tornou-se também o mais...

Carnaval de Rua 2026 terá postos médicos com estrutura de mini-hospital

Unidades reproduzem o funcionamento de uma UPA e estão preparadas para atendimentos de urgência e emergência A Prefeitura de São Paulo preparou uma ampla estrutura...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.