No total, o serviço gratuito de coleta de grandes resíduos da Administração Municipal recolheu mais de 300 mil toneladas de 2020 a 2024
A Prefeitura de São Paulo dobrou a quantidade de entulho recolhido das ruas da cidade em cinco anos. Um dos serviços de limpeza urbana mais importantes da capital, a Operação Cata-Bagulho saltou de 39,7 mil toneladas de entulho coletado em 2020 para cerca de 80 mil toneladas em 2024. Em janeiro de 2025, foram quase 8 mil toneladas de materiais retirados das ruas, demonstrando a crescente adesão da população ao programa de descarte correto de resíduos.
Lançada em 2007 pela Prefeitura de São Paulo como uma alternativa confiável para o descarte regular de grande resíduos e entulho, a Operação Cata-Bagulho é um serviço gratuito que oferece a coleta de objetos volumosos e sem serventia descartados pelos moradores da cidade. O serviço percorre, pelo menos uma vez por mês, todas as ruas da cidade. Dessa forma, os grandes resíduos deixam de ser descartados em locais públicos e podem ser destinados aos centros de reciclagem e cooperativas.
Dois trabalhadores da coleta de lixo urbano estão removendo um sofá preto usado e desgastado de uma área pública para um caminhão de descarte. Eles estão vestidos com uniformes laranja vibrantes com faixas reflexivas e bonés, e utilizam luvas para segurar o móvel. No fundo, há edifícios com fachadas simples, grafites e um comércio fechado com uma placa laranja. O ambiente parece ser uma área urbana movimentada.
O programa recolhe diversos tipos de materiais como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, colchões, sofás e outros objetos volumosos que não cabem nos contêineres da coleta regular, evitando que esses materiais sejam abandonados nas ruas, calçadas e outros locais públicos. Com trabalhos de educação ambiental, conscientização e divulgação, a Operação Cata-bagulho conseguiu recolher, nos últimos cinco anos, mais de 300 mil toneladas de resíduos das ruas da capital.
“Esse é o reflexo da intensificação das ações de conscientização ambiental que promovemos, através das ações porta a porta. Os munícipes, por sua vez, conhecendo e entendendo como funcionam os serviços da Prefeitura de São Paulo, podem colaborar com a Operação Cata-Bagulho”, destaca o secretário executivo de Limpeza Urbana, Osmário Ferreira da Silva.
Para facilitar o recolhimento, os moradores devem preparar os objetos antes da coleta. Móveis grandes devem ser desmontados, objetos cortantes ou pontiagudos devem ser embalados e os materiais a serem recolhidos devem ser separados.
Os munícipes podem consultar a programação do Cata-Bagulho e a data em que o serviço será realizado no site da Secretaria Municipal das Subprefeituras.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]