No menu items!
19.1 C
São Paulo
segunda-feira, 27 outubro, 2025

Obras do trecho II da Nova Santo Amaro entram na reta final

Segunda fase da requalificação urbana avança com drenagem moderna, calçadas ampliadas e redes subterrâneas

A transformação da Avenida Santo Amaro segue em ritmo acelerado e entra na fase final de execução. As intervenções da etapa II, que abrangem o trecho entre a Rua Afonso Brás e a Avenida Hélio Pellegrino, estão previstas para serem concluídas ainda neste mês de outubro, consolidando um novo padrão de mobilidade, acessibilidade e infraestrutura na região.

Nesta etapa, com o sistema de drenagem já concluído, os trabalhos avançam para a finalização das pistas, com a pavimentação das faixas de concreto rígido que formarão o corredor exclusivo de ônibus.

O projeto também contempla a instalação de mobiliário urbano moderno e novos pontos de ônibus com cobertura e bancos, oferecendo mais conforto e acessibilidade a quem utiliza o transporte público.

Paralelamente, seguem em ritmo acelerado as obras das novas calçadas acessíveis, que receberão piso tátil, rampas de acesso, iluminação em LED, paisagismo e o enterramento das redes elétricas e de telecomunicações. Essas intervenções garantem uma paisagem mais limpa e organizada, além de mais segurança e comodidade para pedestres e motoristas que circulam pela região.

A obra é executada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, e faz parte de um amplo plano de modernização da mobilidade e da drenagem urbana da região.

Drenagem mais eficiente e moderna

O novo sistema de drenagem da Avenida Santo Amaro é composto por galeria celular de concreto armado de grandes dimensões e tubulações para os ramais coletores, substituindo antigas estruturas. Essa modernização amplia a capacidade de escoamento das águas pluviais e reduz o risco de alagamentos na região.

Preservação ambiental

Durante as obras, a Prefeitura também adotou medidas de preservação ambiental. Três árvores que estavam na calçada da Avenida Santo Amaro, esquina com a Rua Fiandeiras, foram transplantadas para outro ponto da avenida, em frente à FMU. O procedimento foi realizado por empresa especializada e seguiu todas as normas técnicas para garantir a adaptação e a sobrevivência das espécies.

Com a conclusão das etapas de drenagem, pavimentação e acabamento das calçadas, a entrega da Fase II está prevista para este mês de outubro.

A Nova Santo Amaro se consolida como um marco de modernização urbana, unindo infraestrutura de qualidade, sustentabilidade e acessibilidade. A nova configuração da via representa um avanço duradouro para a mobilidade e o bem-estar da população, transformando a paisagem e a experiência de quem vive e circula pela região.


SUGESTÕES DE PAUTA:[email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Museu da Língua Portuguesa promove visitas de estudantes de arquitetura pelas obras da fachada da Estação da Luz

Interessados podem se inscrever para participar da atividade que vai ocorrer nos dias 19 e 27 de novembro gratuitamente Estudantes de arquitetura terão duas oportunidades...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.