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sábado, 20 abril, 2024

Obras de Leonilson e Rafael RG abrem a segunda intervenção do Projeto Arte_Passagem

Mostra convida o público a conhecer novos nomes da arte contemporânea e artistas consagrados em prédio icônico de Oscar Niemeyer e vivenciar arte no centro da cidade; Projeto faz parte da plataforma Green Your City, da Heineken


A vocação cultural de São Paulo é capaz de transcender os limites dos espaços físicos. Fora de museus, galerias e centros culturais, a capital paulista é reconhecida não apenas por movimentar a cena artística, mas também por incorporar arte também no dia a dia de quem percorre a cidade – trazendo o público como agente relevante. Neste contexto, o arte_passagem, projeto apoiado pela plataforma Green Your City da Heineken®, faz um convite ao público para conhecer e vivenciar obras de grandes nomes da cena contemporânea, com intervenções e performances gratuitas, conectando arte à paisagem e aos espaços.

Dando continuidade às intervenções, esta segunda etapa do projeto apresenta ao público um recorte da obra de Leonilson, um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, estabelecendo um paralelo com Rafael RG, artista emergente de grande relevância na cena artística atual, que apresenta uma obra inédita e comissionada. Em contraponto a um conjunto de cinco adesivos de Leonilson exibidos ao redor da galeria-vitrine, um piano no centro do espaço materializa a pesquisa Vox Noturna, realizada por RG e apresentada pela primeira vez na SP-Arte.

O novo capítulo do projeto do artista, desenvolvido para o arte_passagem, parte de uma pesquisa sobre a presença de pessoas racializadas no universo da música erudita, desde o levantamento de compositores e intérpretes negros e negras até as relações entre o movimento abolicionista brasileiro e a música lírica. Para isso, o artista convida o público passante a observar músicas serem tocadas, em uma espécie de ativação silenciosa de composições que foram silenciadas pela história hegemônica.


O hábito de desenhar e fabricar adesivos veio nos anos 80, quando Leonilson associava-os às suas exposições em locais como as galerias Luisa Strina em São Paulo e Thomas Cohn, no Rio de Janeiro. Estes adesivos funcionam como um híbrido entre obra e documento histórico, que demonstram uma concepção do artista em divulgar e ampliar a circulação dos seus trabalhos. No entanto, os adesivos cumpriram, durante a vida do cearense, uma função semi-privada, o acompanhando em seus diários e agendas, onde eram colados como memórias, e como pequenos presentes a pessoas próximas. Neste contexto, o arte_passagem retoma a produção desses desenhos, com apoio do Projeto Leonilson e um pequeno texto de sua amiga e artista Leda Catunda, destaque da Geração 80. Na intervenção, os adesivos se dispersam pela vitrine e pela cidade, justapondo esses adesivos-arte com os adesivos-comércio das redondezas.

Canção de Cândido das Neves, conhecido como índio, presente na obra Fuga de Rafael RG. Crédito: Divulgação

O endereço escolhido pelos idealizadores Ilê Sartuzi, Matheus Chiaratti, Pedro Zylbersztajn e o curador João Paulo Quintella para sediar o projeto foi o prédio icônico projetado por Oscar Niemeyer na década de 50, o Edifício Eiffel, localizado no centro de São Paulo. A ocupação tem como principal objetivo democratizar o acesso à arte por meio de uma mostra pública e gratuita em um ponto central da cidade, que é também um cartão postal para os amantes da arquitetura modernista. Quem passa todos os dias pela Praça da República se surpreende com o formato inusitado do prédio e ressignificando o espaço, o arte_passagem endossa sua vocação de estimular a (con)vivência do edifício histórico.
  O nome do projeto não vem por acaso, mas sim por um desejo de impactar o maior fluxo de olhares em um ambiente fora do eixo cultural, onde acontece a vida cotidiana, que abriga bombonieres, salões de beleza, oficinas e demais comércios. Em meio às vitrines, ironicamente reunidas em uma chamada “galeria comercial”, o espaço se torna propício para junção de arte e paisagem. “A ideia é que os projetos sejam conceitualizados e lidos em relação ao contexto onde estão inseridos, e vistos pelos transeuntes da cidade, no fluxo de suas passagens”, explica o idealizador e artista Ilê Sartuzi.

Espaço expositivo da primeira intervenção do projeto, com obras de Ana Matheus Abbade, Agrippina R.Manhattan e Sonia Gomes, na galeria-vitrine do Edifício Eiffel. Crédito: Ana Pigosso

Sobre o arte_passagem

arte_passagem começou em 2018 como uma ocupação artística de uma vitrine na Galeria das Artes do centro de São Paulo, onde, periodicamente artistas eram convidados a intervir através de propostas que dialogassem com o entorno do centro da cidade. Entre 2020 e 2021, o projeto passou a realizar um programa online chamado “Alguns Dias”. A partir de novembro deste ano, o arte_passagem passa a ocupar um novo endereço no Edifício Eiffel, ainda no centro de São Paulo, onde continuará sua programação de comissões para artistas intervirem no espaço em contato com o contexto em que está inserido.
 

Sobre o Green Your City

Desde 2020, a Heineken anunciou sua produção com energia 100% renovável nas fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP), Ponta Grossa (PR) e, até 2023, em Jacareí (SP). Além da produção, a marca possui outras diversas parcerias, compromissos e metas de sustentabilidade. (saiba mais em clicando aqui). Em novembro desse ano, lançou a plataforma Green Your City, uma série de iniciativas que trazem o olhar da sustentabilidade para a vida noturna, a cena cultural e para as relações com as cidades, e que tem compromissos firmados em três diferentes pilares: economia circular, cidades mais verdes e consumo responsável. Um convite de Heineken para juntos repensarmos a vida nas cidades e criarmos juntos um futuro mais sustentável. Heineken acredita no potencial humano e coletivo como agente de mudança e, por isso, tem como objetivo usar cada oportunidade para também estimular atitudes individuais no desenho de cidades mais sustentáveis, por meio de apresentação de soluções, novas possibilidades e novas perspectivas. Pois, afinal, momentos de lazer, espaços culturais, festivais de música e até mesmo uma mesa de bar entre amigos podem se tornar espaços de reflexão, aprendizagem e mudança de comportamentos, com imenso potencial de multiplicação.

Serviço: arte_passagem

Segunda Intervenção, com Rafael RG e Leonilson

Abertura: 14 de janeiro, a partir das 16h.

Período expositivo: de 14 de janeiro a 26 de fevereiro, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

Entrada gratuita
 

Terceira Intervenção, com Amador e Jr – Segurança Patrimonial

Abertura: 11 de março, a partir das 16h.

Período expositivo: de 11 de março a 23 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

Entrada gratuita
 

Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau, Kirin Ichiban e Lagunitas. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]


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