Adolescentes ignoram riscos e invadem consultórios em busca da cirurgia para imitar famosos
Na última semana adolescentes que seguem Maya Massafera começaram a invadir os consultórios oftalmológicos em busca de cirurgia para mudar a cor dos olhos, depois da influencer aparecer nas redes contando que passou por um procedimento que transformou seus olhos castanhos em verdes. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier em Campinas, atualmente existem três técnicas cirúrgicas para alterar a cor dos olho.
No entanto, no Brasil, nenhuma delas é recomendada para fins estéticos pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), devendo ser realizadas apenas com indicação médica e por pacientes que precisem passar pelo tratamento para a correção de algum problema como mascarar leucomas que são cicatrizes brancas na córnea, cobrir defeitos congênitos da íris e camuflar olho branco decorrente da perda da visão por trauma, para melhorar a autoestima.
Queiroz Neto explica que Maya Massafera passou por uma ceratopigmentação a laser com femtosegundo. No procedimento, o cirurgião cria um canal estromal na córnea por onde é inserido um pigmento biocompatível. Este tipo de cirurgia também pode ser lamelar quando o pigmento é inserido entre as camadas da córnea ou epitelial quando o pigmento é colocado sobre a córnea, técnica que tem o inconveniente de poder desbotar.
O oftalmologista afirma que os riscos potenciais da ceratopigmentação são:
· Opacidade ou perda da transparência da córnea;
· Infecções por falha na assepsia após o procedimento
· Inflamações crônicas relacionadas ao pigmento
· Irregularidade na cor do olho
· Fotofobia pela intervenção na córnea
· Dificuldade futura em transplantes de córnea
Para quem não está feliz com a cor natural dos olhos ou quer mudar um pouco o visual, a maneira mais segura de fazer isso é por meio de medidas simples como o uso de lente de contato. “A única forma de mudar a cor dos olhos com total segurança é através do uso das lentes de contato coloridas que hoje tem muitas versões bastante confortáveis”, explica. Ainda sim, ao utilizar uma lente de contato é preciso seguir as recomendações do fabricante e sempre estar com as mãos limpas ao manipular as lentes.
SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]