No menu items!
24.7 C
São Paulo
domingo, 8 setembro, 2024

Número de transplantes de coração cresceu 16% no primeiro semestre de 2023

Nove em cada 10 transplantes no Brasil são realizados pelo SUS


O Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo. A estrutura, gerenciada pelo Ministério da Saúde, assegura que 90% das cirurgias atendam à rede pública. No primeiro semestre de 2023, foram realizados 206 transplantes de coração no país, aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Os pacientes, por meio do SUS, recebem assistência integral, equânime, universal e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante.

A doação de órgãos é um processo complexo, que envolve diferentes instituições e requer agilidade para ser bem-sucedido. Cada órgão tem um período máximo de permanência fora do corpo humano, ao longo do qual o transplante é viável, o chamado de tempo de isquemia. Para o coração, o tempo de isquemia é de apenas 4 horas, o que torna o transplante do órgão ainda mais complexo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

A província de São Paulo no processo de Independência do Brasil

São Paulo era parte fundamental para manter a integridade do país A Independência do Brasil foi costurada no Rio de Janeiro, a capital do país...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui