No menu items!
29 C
São Paulo
quarta-feira, 28 janeiro, 2026

Novo Rio Pinheiros já tratou 23 mil piscinas olímpicas de esgoto

Sabesp coletou e levou para tratamento mais de 58 bilhões de litros de efluentes


Desde o início do Novo Rio Pinheiros, a Sabesp enviou para tratamento mais de 58 bilhões de litros de esgoto – equivalentes a 26 mil piscinas olímpicas. Responsável pelo eixo saneamento do programa, a Companhia já conectou ao sistema mais de 650 mil imóveis, que passaram a ter o esgoto levado para tratamento – superando em 22% a meta inicial de 533 mil. No total, 1,8 milhão de pessoas foram diretamente beneficiadas, uma população superior à de Porto Alegre ou de Recife.

Essa ação ocorre em diversas frentes: expansão da coleta e tratamento de esgotos; desassoreamento e aprofundamento do rio; coleta e destinação dos resíduos sólidos; revitalização das margens, além de iniciativas voltadas à educação ambiental.

Para suas obras, a Sabesp adotou os contratos de performance, forma inovadora em que a remuneração está vinculada ao desempenho, incentivando as empresas contratadas a potencializar a conexão dos imóveis ao sistema de tratamento. Foram implantados 279 km de novas tubulações nas sub-bacias do Rio Pinheiros.

Essa infraestrutura permite que o esgoto coletado seja levado para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, o que contribui diretamente para a revitalização do rio e seus afluentes. Isso também evita as emissões a partir dos corpos-d’água de gases de efeito estufa, relacionados às mudanças climáticas.

Outra inovação da Sabesp no programa são as unidades recuperadoras, as URs, que vão recuperar a qualidade da água de córregos que passam por áreas de ocupação irregular. Essa situação não deixou espaço para implantar a rede convencional e o esgoto acaba lançado no curso-d’água. As obras serão concluídas ainda neste ano. Quatro URs já estão em operação assistida.

A Sabesp investe ao todo R$ 1,7 bilhão no programa, beneficiando com mais saúde e qualidade de vida uma população de 3,3 milhões de pessoas na região da bacia do Pinheiros em São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra. As obras da empresa no programa geram 4,1 mil empregos.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Um terço das escolas não têm ações de educação ambiental; curso orienta professores na volta às aulas

Curso e guia gratuito são disponibilizados para professores das redes pública e privada Após os aprendizados com a COP30, a educação climática ganha centralidade nas...

Serviços de veículos do Detran-SP passam a dispensar vistoria em casos específicos; confira

Regra do Contran elimina a exigência de laudo em serviços como segunda via do CRV e conversão de placa para o padrão Mercosul O Departamento...

Sabesp inicia obra para interligar Billings e Sistema Alto Tietê e aumentar oferta de água para a Grande SP

Estrutura permitirá bombear 4.000 l/s de água do Rio Pequeno, na Billings, para a represa Taiaçupeba; vazão equivale ao consumo de 1,9 milhão de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.