No menu items!
22.2 C
São Paulo
quarta-feira, 19 novembro, 2025

Mudanças hormonais na menopausa podem provocar problemas cardíacos em mulheres

Na menopausa há aumento de colesterol, triglicérides, pressão arterial, aumento do peso e redistribuição das gorduras causando maior risco de doença cardiovascular

As doenças cardiovasculares em mulheres já ultrapassam as estatísticas de câncer de mama e de útero. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, um terço das mortes no mundo são causadas pelo problema, representando 23 mil óbitos de mulheres por dia.

No Brasil, a cardiopatia em mulheres pode representar 30% das causas de mortes, sendo a maior taxa da América Latina. Os problemas cardíacos aumentam por várias razões, mas estão principalmente relacionados a mudanças hormonais e seus efeitos no organismo.

“O estrógeno tem um fator protetor do sistema cardiovascular. Ele ajuda a manter os vasos sanguíneos flexíveis e favorece os fatores protetores do sistema cardiovascular. Com a menopausa há um aumento de colesterol, dos triglicérides, levando a chamada dislipidemia, aumento da pressão arterial, aumento do peso e redistribuição das gorduras”, destaca Walquíria Samuel Ávila, coordenadora do Programa de Cardiopatia, Gravidez e Aconselhamento Reprodutivo do Incor (Instituto do Coração do Estado de São Paulo).

Nessa fase da vida, destaca a médica, as mulheres na menopausa apresentam fatores de risco e mudanças de estilo de vida pior: como sedentarismo, dieta inadequada, aumento de stress, e todos os fatores combinados explicam por que a menopausa é um período crítico para a saúde cardiovascular das mulheres.

Os cuidados quando uma mulher apresenta fatores de risco como história familiar, é hipertensa, diabética, obesa, essas avaliações devem ser a partir de 30 anos de idade e deve ser obrigatória na pré-menopausa 40, 50 anos e na menopausa, após 50 anos de idade. Walquíria destaca que “independentemente da idade, é importante que todas as mulheres façam o check-up médico regular, incluindo exames de colesterol, glicose, pressão arterial e outros indicadores da saúde cardiovascular bem conhecidos”.

As mulheres podem apresentar sintomas diferentes dos homens durante um evento cardiovascular, por este motivo é importante reconhecer os sintomas. Muitas vezes as mulheres subestimam a gravidade de seus sintomas, podendo atribuir a condições menos graves como estresse ou problemas digestivos. Além disso, às vezes o sintoma de um ataque cardíaco pode ser uma dor forte nas costas, uma dor na mandíbula ou até mesmo no abdômen superior.

Por Simone Lemos para o Jornal da USP


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Excesso de açúcar pode causar tontura e zumbido, alertam especialistas

Oscilações na glicemia afetam o ouvido interno e podem...

Startup brasileira quer estender garantia da bateria de elétricos e híbridos com serviço pioneiro no mundo

Programa será pioneiro em oferecer assistência permanente para EVs...

Excesso de açúcar pode causar tontura e zumbido, alertam especialistas

Oscilações na glicemia afetam o ouvido interno e podem desencadear sintomas como vertigem, sensação de ouvido tampado e chiado constante O açúcar em excesso não...

Startup brasileira quer estender garantia da bateria de elétricos e híbridos com serviço pioneiro no mundo

Programa será pioneiro em oferecer assistência permanente para EVs em todo o país A E-Forth, nova startup brasileira criada pelos empresários Ricardo Ceruli, Cassio Ceruli...

Prefeitura recicla 10 toneladas de óleo em mais uma ação de preservação ao meio ambiente

Arrecadação do produto usado é feita nos equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional do município em parceria com a Viva Terra Em mais uma ação...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.