No menu items!
19.3 C
São Paulo
sábado, 24 maio, 2025

Muay thai muda vidas com sua filosofia de respeito e hierarquia

Hatha Muay, equipe de muay thai de Parelheiros, aposta no esporte como transformador de mentalidades

O muay thai, ou boxe tailandês como também é conhecido no Brasil, é uma arte marcial que tem suas origens há mais de dois mil anos na Tailândia, país do sudeste asiáitico. Diferente do boxe, que tem ênfase nos socos e precisão da técnica, o muay thai utiliza uma variedade de golpes como socos, chutes, joelhadas e cotoveladas, sendo chamado de “a arte das oito armas”. Para além dos movimentos de luta, o muay thai também trabalha questões como disciplina, postura, respeito e autocontrole.

Essa arte marcial acaba atraindo muitas pessoas em busca de emagrecer, visto que em uma hora de aula, pode-se perder entre 600 a 900 calorias. Contudo, muito mais do que uma atividade física, o muay thai pode mudar vidas como fez pelo atleta de muay thai, Jovenildo Ferreira, mais conhecido como Ferreira, que começou a praticar o esporte com o objetivo de diminuir o peso e hoje participa de competições esportivas.

“O muay thai foi motivo de grande transformação na minha vida. Eu pesava 110 kg e precisava emagrecer. Comecei a frequentar uma academia e lá tinha aulas de muay thai e passei a ir. Vi que tinha uma ligação com a arte marcial e que precisava fazer mais. Busquei a equipe Hatha Muay, do mestre Rogério, e fui aceito por eles. Lá não perdi apenas peso, mas ganhei uma nova mentalidade. Hoje, aos 54 anos e com 85 kg, sou atleta, participo de competições e estou cursando faculdade de educação física graças ao esporte”, conta Ferreira.

Para Rogério Nobre, o grão mestre da equipe Hatha Muay, de Parelheiros, Zona Sul da capital, a competição é apenas uma parte da prática do muay thai, que tem um filosofia transformadora que pode fazer a diferença na vida em sociedade. “Fundei a equipe em 2009, o objetivo era não só trabalhar com a parte física do esporte, mas também com a parte filosófica. Dentro dos treinos, nós temos aulas voltadas para o trabalho físico, é a melhora física dos atletas, que é um grande chamariz para atrair alunos. Uma vez que os alunos estão dentro do nosso espaço, a gente começa a introduzir alguns comportamentos novos, como respeito, hierarquia e as filosofias do esporte. O ponto principal da minha equipe é fazer com que as pessoas adquiram um comportamento marcial, um comportamento social diferente. A maior parte do público hoje não busca isso. Acaba descobrindo ao longo dos treinos e consequentemente mudando comportamentos”, explica o mestre.

No próximo domingo (25), a equipe Hatha Muay irá participar do Desafio War Muay Thai, um campeonato de muay thai que acontecerá na Vip Station em Santo Amaro, às 11h. A equipe concorre em três categorias e Ferreira, que é um dos atletas participantes, comenta: “Estou preparado e confiante. Estou bem mentalmente e fisicamente, e vou fazer o melhor e esperar o resultado”. Já o mestre complementa, “o principal para nós é exatamente isso, é o aluno se sentir confortável e estar lá em cima. Os três atletas que vão competir estão bem empolgados, todos se sentindo bem preparados e confiantes”, finaliza.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo recebe 4ª Edição da Virada ODS

Evento promovido pela Prefeitura acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho com objetivo de popularizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Entre os...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.