No menu items!
29.9 C
São Paulo
quinta-feira, 1 janeiro, 2026

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos, outros 17 morriam

Um estudo da Fundação Seade mostra que a mortalidade infantil no Estado de São Paulo caiu aproximadamente 33% entre os anos de 2000 e 2024. De acordo com os dados analisados em todo o território paulista, o indicador apresentou queda expressiva e contínua de 2000 até 2015, seguido de estabilidade e nova redução durante a pandemia. Em 2024, o índice de mortalidade infantil registrou 11,45 óbitos de menores de um ano por mil nascidos vivos.

A redução foi mais acentuada entre zero e seis dias (de 8,7 para 5,6 por mil), seguida por 28 a 364 dias (de 5,5 para 3,7 por mil). Já entre sete e 27 dias, a variação foi menor: de 2,8 para 2,1 por mil. Apesar da desaceleração e pequeno aumento, os índices permanecem baixos.

No período analisado, a diminuição da mortalidade infantil também é observada nos 645 municípios do Estado. Em 2024, pouco mais da metade, 330 municípios, registrando até 9,9 por mil e somente 88 na faixa de 20 ou mais óbitos por mil, indicando avanço significativo e maior homogeneidade nos níveis mais baixos. Predominavam, em 2000, níveis elevados da mortalidade infantil nas 645 cidades paulistas: 220 municípios tinham taxas superiores a 20 óbitos por mil nascidos vivos e apenas 162 apresentavam menos de dez mortes por mil.

Principais causas

As causas perinatais seguiram como principais responsáveis pela mortalidade infantil, com 54% dos óbitos em 2024, embora suas taxas tenham sido reduzidas de 9,7 para 6,6 por mil no período. As causas respiratórias e infecciosas tiveram as maiores quedas proporcionais: 61% e 46%, respectivamente. Já as taxas das malformações congênitas ficaram estáveis, apesar de crescerem em participação: de 17% para 24%. As demais causas caíram 30%, representando 13% em 2024, indicando forte redução das evitáveis e maior peso das não preveníveis.

Regiões

A queda da mortalidade infantil entre 2000 e 2024 trouxe maior homogeneidade regional, já que a maioria das regiões administrativas com taxas mais elevadas em 2000 registrou as maiores reduções: nas RAs (regiões administrativas) de Itapeva, Bauru, Presidente Pudente, Franca e Barretos as quedas superaram 40%. Em 2024, as maiores taxas ocorreram na Baixada Santista (15,5 óbitos por mil), Itapeva (14,0) e Araçatuba (13,4), enquanto as menores foram observadas nas RAs de Presidente Prudente, Barretos e Ribeirão Preto, todas com taxas inferiores a dez por mil.

Com informações do Jornal da USP


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

São Paulo se destaca na formação de jovens no mercado do audiovisual e da tecnologia

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove a capacitação...

Soluções baseadas na natureza podem mudar o futuro das periferias brasileiras

Por Mariana Pontes A COP30 deixou claro que a crise...

Inadimplência bate recorde e atinge principalmente pequenas empresas em São Paulo

Dados da Serasa Experian mostram 8,4 milhões de CNPJs...

São Paulo se destaca na formação de jovens no mercado do audiovisual e da tecnologia

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove a capacitação em setores com alta na empregabilidade na Capital A Prefeitura de São Paulo realizou neste mês...

Soluções baseadas na natureza podem mudar o futuro das periferias brasileiras

Por Mariana Pontes A COP30 deixou claro que a crise climática não pode mais ser tratada como abstração, ao reforçar a urgência de ações concretas...

Inadimplência bate recorde e atinge principalmente pequenas empresas em São Paulo

Dados da Serasa Experian mostram 8,4 milhões de CNPJs negativados no País Dados da Serasa Experian apontam que a Região Sudeste registrou mais de 4...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.