No menu items!
30.2 C
São Paulo
quinta-feira, 1 janeiro, 2026

Modera SP alerta sobre o consumo excessivo de álcool

Aplicativo da Prefeitura realiza avaliações e, em caso de necessidade, UBS poderá iniciar abordagem do usuário

Com o objetivo de promover uma reflexão da população sobre os abusos do álcool e reduzir o consumo de risco, a Prefeitura da capital lançou o Modera SP.  A ferramenta digital permite que os usuários identifiquem o seu padrão de consumo alcoólico e recebam orientações ou mesmo encaminhamento para atendimento em um equipamento de saúde, no caso de avaliação de consumo abusivo e risco para o indivíduo.

O Modera SP pode ser acessado pelo aplicativo e-saúdeSP, que pode ser baixado na loja do seu smartphone Android ou IOS. Depois de baixar o aplicativo, o usuário precisa informar dados pessoais, além de concordar com o termo de consentimento com o programa e funcionamento do aplicativo.

Inicialmente, o ModeraSP realiza uma avaliação, com o questionário AUDIT, sigla em inglês para “Alcohol Use Disorders Identification Test” (Testes de identificação de transtornos por uso de álcool). São dez perguntas que avaliam qual é o risco do padrão de consumo do álcool, apresentando como resultado um nível de risco de 1 a 4.

A partir disso, por meio de um avatar (uma assistente virtual chamada Susana), a ferramenta acompanha o usuário durante o processo.  Para cada um dos níveis é estabelecida uma jornada na plataforma, além do encaminhamento para a UBS, quando necessário.

No caso do nível 4, a UBS da região também recebe uma notificação, e a partir daí poderá iniciar a abordagem. Além disso, no ModeraSP é possível acompanhar o padrão de consumo de álcool, estabelecer metas de redução ou até mesmo interrupção, e visualizar, semanalmente, as metas pelo diário de consumo.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos,...

São Paulo se destaca na formação de jovens no mercado do audiovisual e da tecnologia

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove a capacitação...

Soluções baseadas na natureza podem mudar o futuro das periferias brasileiras

Por Mariana Pontes A COP30 deixou claro que a crise...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos, outros 17 morriam Um estudo da Fundação Seade mostra que a mortalidade infantil no Estado de...

São Paulo se destaca na formação de jovens no mercado do audiovisual e da tecnologia

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo promove a capacitação em setores com alta na empregabilidade na Capital A Prefeitura de São Paulo realizou neste mês...

Soluções baseadas na natureza podem mudar o futuro das periferias brasileiras

Por Mariana Pontes A COP30 deixou claro que a crise climática não pode mais ser tratada como abstração, ao reforçar a urgência de ações concretas...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.