No menu items!
15.3 C
São Paulo
sábado, 25 outubro, 2025

Metrô assina contrato para melhoria de cobertura celular e oferta de Wi-Fi nas estações e trens

Concessão vai promover melhora da transmissão celular de voz e dados, além de internet Wi-Fi gratuita, inclusive nos trens


O Metrô de São Paulo assinou, no dia 13 de dezembro, contrato com o Consórcio Winity Arion para a concessão da infraestrutura de telecomunicações da Companhia, que vai melhorar a cobertura de sinal de telefonia celular, com as bandas 4g e 5g, nos trens e estações, além de oferecer internet Wi-Fi gratuita aos passageiros.

O contrato é de 30 anos e a concessionária tem até 36 meses para a implementação dos serviços de cobertura de telefonia e Wi-Fi. A concessão é para explorar a chamada Infovia-Metronet que passa pelos túneis e vias das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que juntas atendem a cerca de 2,7 milhões de pessoas todos os dias.

Estrutura Infovia-Metronet

A Infovia-Metronet é uma estrutura de comunicação do Metrô com cabos de fibras ópticas de alta capacidade de transmissão, ligando as estações do sistema.

Por meio desta estrutura de comunicação de alta capilaridade, que contam com a vantagem de estar em túneis protegidos das condições climáticas e interferências externas, a empresa concessionária vai implementar o sinal de telefonia celular e sistema de Wi-Fi que deverá funcionar inclusive dentro dos trens.

A estrutura contemplada abrange 54 estações ao longo de 57 quilômetros de via, nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, que passam por todo o centro expandido de São Paulo, ligando suas principais regiões financeiras e logísticas.

Além de melhorar a experiência de viagem do passageiro, a concessão vai trazer novas receitas ao Metrô, também desonerando parte dos custos de manutenção da rede de fibra óticas.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Museu da Língua Portuguesa promove visitas de estudantes de arquitetura pelas obras da fachada da Estação da Luz

Interessados podem se inscrever para participar da atividade que vai ocorrer nos dias 19 e 27 de novembro gratuitamente Estudantes de arquitetura terão duas oportunidades...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.