No menu items!
22.2 C
São Paulo
sexta-feira, 4 abril, 2025

Médicos do Hospital do Servidor de SP tentam identificar indícios de Alzheimer a partir de exame de vista

No futuro, exame óptico poderá ser adicionado ao protocolo de diagnóstico precoce da doença

Para ajudar na prevenção do Alzheimer, os médicos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo realizam uma pesquisa para identificar biomarcadores da doença a partir de exame de vista. O estudo longitudinal – que deve acompanhar pacientes por anos – tem como objetivo contribuir com a hipótese de que a doença impacta no sistema ocular e, por isso, pode ser detectada pelos olhos. Os resultados parciais devem ser obtidos no fim de 2025.

A presença de biomarcadores da doença de Alzheimer nos olhos é um tema que ganha cada vez mais espaço nos grupos de pesquisas científicas no Brasil. Para verificar a hipótese, são selecionados pacientes do ambulatório de demência do Serviço de Neurologia HSPE com distúrbio cognitivo de memória leve e sem qualquer alteração neurológica (grupo de controle) para realizar tomografia de coerência óptica, o OCT – sigla em inglês.

O exame OCT pode identificar alterações relacionadas ao Alzheimer nos olhos a partir da análise de imagens da vascularização e da espessura da retina e dos nervos ópticos. As amostras coletadas são organizadas, analisadas e as informações encontradas são comparadas com dados da literatura médica por oftalmologistas do Serviço de Oftalmologia do HSPE. Os autores do estudo são os médicos Eric Pinheiro Andrade e Pedro Durães Serracarbassa. No futuro, o exame óptico pode ser adicionado ao protocolo de diagnóstico precoce da doença, ajudando a retardar os sintomas do problema de memória.

Serracarbassa explica que o estudo está em sintonia com a comunidade médica que dedica esforços em identificar precocemente o Alzheimer em decorrência do envelhecimento populacional no mundo. “Os resultados do trabalho podem reforçar a tese da comunidade médica da relação causal da demência com alterações oculares, o que vai permitir o diagnóstico precoce em um exame relativamente simples”, complementa.

O trabalho do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) ganhará um estudo complementar a partir de março de 2025. A pesquisa futura será realizada com a mesma configuração pela equipe do HSPE junto ao Laboratório de Psicofísica da Visão da Universidade de São Paulo (USP).


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

COP30 e o papel estratégico do Brasil na governança climática e alimentar

Por Thomas Law Em novembro, Belém do Pará sediará a...

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia...

Prefeitura conclui estudo urbanístico e avança com projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) para o centro de São Paulo

Documento destaca os impactos do novo modal na dinâmica da cidade e sua relação com as demais políticas públicas municipais A Prefeitura de São Paulo,...

COP30 e o papel estratégico do Brasil na governança climática e alimentar

Por Thomas Law Em novembro, Belém do Pará sediará a COP30, tornando-se o centro das discussões sobre mudanças climáticas. Além das questões ambientais, o evento...

Acionado 900 vezes, Botão do Pânico do app SP Mulher Segura agiliza resposta da polícia

Aplicativo facilita registro de ocorrências e acionamento da Polícia Militar para vítimas A polícia de São Paulo atendeu em um ano 909 ocorrências via Botão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.