No menu items!
29.3 C
São Paulo
sábado, 3 janeiro, 2026

Março Lilás alerta para a prevenção do câncer de colo de útero

Um dos tumores mais recorrente entre as mulheres é facilmente identificável no exame preventivo

A campanha Março Lilás busca conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de colo do útero, que, de acordo com o Ministério da Saúde, é o terceiro mais prevalente entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal.

Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer de colo do útero são muito altas. O exame preventivo papanicolau está disponível em todas as 479 unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Entre 2019 e 2024, a rede municipal de saúde realizou 3.241.363 exames de papanicolau, além de 20.219 biópsias de colo de útero. Mulheres que apresentarem alterações no exame são encaminhadas para atendimento especializado na rede pública, com suporte de ginecologistas e outros especialistas.

“O papanicolau é um exame simples e muito eficiente”, diz a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher da SMS, Ligia Mascarenhas, lembrando que ele é indicado para mulheres entre 25 e 65 anos que tenham vida sexual ativa. A rotina de rastreamento recomendada é a repetição do exame a cada três anos, após dois resultados normais consecutivos com intervalo de um ano.

Segundo o DataSUS, as maiores ocorrências de internação na rede municipal ocasionada por câncer de colo de útero foram nas faixas etárias de 35 a 39 e de 40 a 44 anos, que registraram, de 2019 a 2024, 1.413 e 1.416 internações, respectivamente.

Vacinação previne a maior parte dos casos

A principal causa do câncer do colo de útero são infecções persistentes por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV). De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a vacinação de mulheres adolescentes contra o HPV pode prevenir cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

O imunizante está disponível nas UBSs para meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de homens e mulheres imunossuprimidos com até 45 anos. A vacina protege contra os tipos mais perigosos do vírus, incluindo os subtipos 16 e 18, que estão associados ao desenvolvimento de cânceres, e os subtipos 6 e 11, causadores de verrugas genitais.

Além disso, uso de preservativos internos e externos, também disponibilizados gratuitamente pela rede pública e nos terminais de transporte da capital, também é recomendado para complementar a prevenção contra o HPV.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam...

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos,...

Estilo de vida leva jovens de até 30 anos apresentarem risco cardíaco

Adultos entre 18 a 39 anos, 7,3% já apresentam hipertensão, diz estudo Homens jovens entre 20 e 30 anos já estão apresentando fatores de risco...

Anvisa alerta para riscos de canetas emagrecedoras manipuladas

Agência emitiu alerta sobre compra e consumo desses medicamentos Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas canetas emagrecedoras, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo cada...

Mortalidade infantil caiu 33% nos últimos 25 anos no Estado de São Paulo

Em 2000, para cada mil bebês paulistas nascidos vivos, outros 17 morriam Um estudo da Fundação Seade mostra que a mortalidade infantil no Estado de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.