No menu items!
26 C
São Paulo
sexta-feira, 26 dezembro, 2025

Marco do Saneamento: O Papel da Tecnologia na Eficiência Hídrica

Sancionado em julho de 2020, o novo marco do saneamento básico tem o objetivo de garantir que 99% da população passe a ter acesso à água potável e que 90% possam contar com o serviço de tratamento e coleta de esgoto até o final de 2033. Entretanto, para conseguir alcançar as metas estipuladas, será necessário ter a tecnologia como aliada.

Diante desse cenário, uma das tecnologias que tem ganhado destaque é a plataforma Smart Water, que tem como objetivo aprimorar a eficiência da gestão da medição e, com isso, a preservação dos recursos hídricos. Essa solução incorpora tecnologias avançadas como Big Data e Internet das Coisas – IoT -, Inteligência Artificial – AI – e integrações entre sistemas e dispositivos multifabricantes.

No Brasil, um dos grandes problemas que enfrentamos é o desperdício de água, que ocorre pela ineficiência das redes de distribuição. Para detectar esse tipo de problema, é necessário ter equipamentos bastante tecnológicos. Neste contexto, a utilização de módulos de comunicação com inteligência embarcada no campo sistemas analíticos e escalabilidade de dados para tomada de decisão, com o objetivo de coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados relacionados, online, juntamente com tecnologias de comunicação IoT, com cobertura global, inclusive via satélite, como forma de interconectar dispositivos e sensores, são as principais soluções que beneficiam o setor.

Apesar dos benefícios, a implementação dessas tecnologias enfrenta desafios, como a gestão eficiente dos dados coletados e a integração entre diferentes sistemas e tecnologias. É desafiante, também, no contexto brasileiro, superar a predominância de processos analógicos e de alguns requisitos burocráticos, dificultam a adoção mais veloz dessas inovações.

Embora existam alguns desafios a serem enfrentados, o potencial de melhoria na eficiência operacional e na conservação dos recursos hídricos torna essas tecnologias essenciais para o futuro sustentável do setor. Essa integração entre tecnologia e gestão eficiente está moldando um futuro em que a utilização responsável e sustentável da água é priorizada, refletindo a crescente conscientização sobre a importância da conservação ambiental e da gestão inteligente dos recursos naturais.

*Octavio Brasil é gerente da CAS Tecnologia.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz...

Prefeitura entrega mais uma unidade móvel para atender mulheres e jovens

A van amplia a rede de atendimento especializado no público feminino em situação de assédio e violência A Prefeitura de São Paulo entregou a segunda...

Sarcopenia: critério mais rigoroso para diagnóstico da fraqueza dos músculos melhora prevenção, mostra estudo

Com base em dados pesquisadores defendem mudanças na nota de corte do teste usado para avaliar a força muscular, de forma a identificar a...

Desafios e perspectivas para um futuro mais justo

Por Anor Sganzerla Um dos maiores desafios da atualidade diz respeito às questões climáticas, que afetam de forma profunda, ampla e interconectada todas as dimensões...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.