No menu items!
28.6 C
São Paulo
quinta-feira, 21 agosto, 2025

Lipedema: entenda a condição que afeta cerca de 12,3% das mulheres no Brasil

Condição causa uma certa deformidade no corpo e afeta a autoestima feminina, revela especialista

O Lipedema é uma doença crônica e progressiva que envolve o acúmulo anormal de gordura em algumas partes do corpo, geralmente nas pernas, coxas e, em alguns casos, nos braços. Esta condição é caracterizada por um aumento simétrico de tecido adiposo nessas áreas, resultando em uma aparência desproporcional entre o tronco e as extremidades inferiores.

Não há uma causa específica para o lipedema, normalmente, a condição está associada a fatores multifatoriais, a exemplo de predisposição genética, questões hormonais, inflamação e disfunção linfática a até fatores ambientais. Essa doença afeta predominantemente mulheres e costuma apresentar piora durante a puberdade, gravidez e menopausa. É comum o lipedema ser confundido com obesidade, no entanto, trata-se de uma condição diferente. Na maioria dos casos os pacientes não respondem bem a dietas e exercícios, pois a gordura acumulada é resistente à perda de peso.

O Dr. Luiz Calmon, ginecologista, médico da Clínica Elsimar Coutinho de São Paulo, reforça as características da doença. “É importante separar lipedema e gordura. São coisas distintas. Quando a pessoa está acima do peso, a gordura fica localizada no corpo inteiro. Já no caso do lipedema, a gordura fica concentrada, principalmente nos membros inferiores. É uma gordura que está acima do tornozelo, atingindo toda região da perna e panturrilha, diferente da gordura da obesidade”.

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu o lipedema como doença. No Brasil, cerca de 12,3% das mulheres. Dentre os principais sintomas da doença estão a sensibilidade à pressão ou dor nas áreas afetadas (mesmo com o toque leve), inchaço (edema) que pode piorar ao longo do dia, hematomas fáceis, pele sensível e propensa a infecções, entre outros.

“O lipedema é uma gordura inflamada, uma celulite. Normalmente, a paciente costuma sentir um peso nas panturrilhas, podem aparecer marcas, placas avermelhadas ou roxas. Essa doença ocasiona uma certa deformidade no corpo da mulher e afeta a autoestima, explica o Dr. Calmon.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico do lipedema, geralmente, é baseado em uma combinação de exame físico e histórico médico detalhado. Não há cura definitiva para a doença, mas o tratamento visa controlar os sintomas. Isso pode incluir medidas como drenagem linfática, exercícios físicos específicos, cuidados com a pele e, em alguns casos mais acentuados, cirurgia para remoção do excesso de gordura (como a lipoaspiração).

Há também um exame específico para diagnosticar o lipedema, a linfocintilografia (exame de avaliação do sistema linfático).

Parte superior do formulário

O tratamento para o lipedema visa amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. As principais orientações, incluem:

– Compressão graduada: o uso de meias de compressão pode ajudar a reduzir o inchaço e melhorar a circulação sanguínea nas áreas afetadas pelo lipedema.

– Drenagem Linfática: corresponde a uma técnica de massagem suave que pode ajudar a reduzir o inchaço e melhorar a circulação linfática. É importante que a drenagem linfática seja realizada por um terapeuta treinado e experiente.

– Exercícios físicos específicos: exercícios de baixo impacto, como natação, caminhada e exercícios aquáticos, podem ser benéficos para pessoas com lipedema. Esses exercícios contribuem para uma melhor circulação e ajudam a fortalecer os músculos e reduzir o desconforto nas regiões afetadas.

– Cuidados com a pele: pessoas com lipedema devem redobrar os cuidados com a pele, mantendo-a limpa e hidratada para prevenir infecções e outros problemas. Evitar lesões e traumas nas áreas afetadas também é importante.

– Dieta saudável: uma dieta saudável pode ajudar a manter o peso corporal e reduzir a inflamação no corpo. Neste caso, é indicada uma alimentação rica em frutas, vegetais, proteínas magras, juntamente com a ingestão adequada de água.

– Cirurgia: em casos mais graves de lipedema, a cirurgia pode ser considerada uma opção importante para alívio dos sintomas. A lipoaspiração especializada é o procedimento cirúrgico mais comum para a doença. O tratamento envolve a remoção do excesso de gordura nas regiões onde predominam a doença. O procedimento dever ser realizado por um cirurgião plástico especialista nesta área.

É importante que os pacientes com suspeita de lipedema busquem orientação médica adequada de um profissional de saúde familiarizado com essa condição para obter um diagnóstico preciso e um plano e tratamento individualizado.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Jardim das Laranjeiras recebe a 10ª edição do Dia da Comunidade

No próximo dia 22 de agosto, das 10h às...

Os principais Transtornos do Desenvolvimento Infantil

Por Luciana Brites Para entender quais são, primeiro precisamos entender...

Prefeitura regulamenta plano urbanístico que vai transformar a região sul da cidade

Decreto publicado no Diário Oficial traz diretrizes para a...

Jardim das Laranjeiras recebe a 10ª edição do Dia da Comunidade

No próximo dia 22 de agosto, das 10h às 16h, a Rua Lúcia Parente Serra, no Jardim das Laranjeiras, será palco da 10ª edição...

Os principais Transtornos do Desenvolvimento Infantil

Por Luciana Brites Para entender quais são, primeiro precisamos entender a definição de transtornos de neurodesenvolvimento. São condições que afetam o desenvolvimento infantil, impactando áreas...

Prefeitura regulamenta plano urbanístico que vai transformar a região sul da cidade

Decreto publicado no Diário Oficial traz diretrizes para a Área de Intervenção Urbana (AIU) Arco Jurubatuba A Prefeitura de São Paulo publicou na terça-feira (12)...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.