No menu items!
30.1 C
São Paulo
terça-feira, 16 dezembro, 2025

Linha 16-Violeta vai levar metrô para perto dos parques de São Paulo

Novas estações serão construídas perto de áreas verdes como Ibirapuera, Aclimação e Independência

A futura Linha 16- Violeta do metrô vai facilitar o acesso da população a parques de grande circulação como o Ibirapuera, Água Branca e da Independência, todos na capital. Conhecida como “Linha dos Parques”, a nova linha terá 32 quilômetros de extensão e 25 estações, ligando a zona leste até a zona oeste em apenas 30 minutos. A expectativa é de transportar 18 milhões de passageiros por mês.

A nova Linha contará com oito integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; Linha 14 Ônix, na estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista; além de conexão com três terminais de ônibus.

“Além de garantir melhor mobilidade sobre trilhos para o deslocamento diário dos paulistanos, os novos projetos de expansão da rede metroviária também estão atentos à sustentabilidade. A Linha 16-Violeta terá estações próximas a parques da capital para incentivar o uso do transporte público e aproximar a população das áreas verdes da cidade”, afirma o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

A implantação da linha faz parte do programa SP nos Trilhos, do Governo de São Paulo, que prevê a expansão do transporte de passageiros por linha férrea no estado, incluindo projetos de trens intercidades (TICs), trens metropolitanos, metrô e VLT (Veículos Leves sobre Trilhos). O investimento total do programa é de mais de R$ 190 bilhões.

O projeto da Linha 16-Violeta está em fase de chamamento público para interessados em realizar o estudo de viabilidade, seguido da escolha da melhor proposta; preparação da modelagem; realização das audiências e consultas públicas; publicação do edital e realização do leilão. O prazo termina no dia 6 de dezembro. O investimento estimado é de R$ 38,4 bilhões.

A concessão será de 30 anos, incluindo 8 anos para construção e 22 anos para operação. A previsão é que a linha beneficie mais de 226,8 milhões de passageiros anualmente. A linha completa ligará a região de Cidade Tiradentes, na zona leste, à zona oeste de São Paulo, terminando na Estação Oscar Freire.


 SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected]

- Patrocinado -

Últimas

Casos de dengue caem 75% em 2025, mas verão mantém alerta aceso

Mulheres concentram a maioria das notificações O Brasil encerrou novembro...

O impacto das telas no cérebro infantil: o que a ciência já sabe

Com a chegada das férias escolares, cresce a preocupação...

Governo oficializa nova regra e lança aplicativo para obtenção de CNH

Custo da carteira de habilitação será reduzido em até...

Casos de dengue caem 75% em 2025, mas verão mantém alerta aceso

Mulheres concentram a maioria das notificações O Brasil encerrou novembro de 2025 com uma redução expressiva nos casos de dengue, mas ainda sob alerta para...

O impacto das telas no cérebro infantil: o que a ciência já sabe

Com a chegada das férias escolares, cresce a preocupação com o tempo que as crianças passam diante das telas. A neurociência mostra que o...

Governo oficializa nova regra e lança aplicativo para obtenção de CNH

Custo da carteira de habilitação será reduzido em até 80% O presidente Lula oficializou na terça-feira (9) as novas regras para obtenção da Carteira Nacional...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.