No menu items!
25.8 C
São Paulo
sexta-feira, 9 maio, 2025

Lei que Cria Cadastro de Identificação de Entregadores é Sancionada em São Paulo

Norma, publicada no dia 14, exige etiqueta de segurança nas mochilas dos entregadores com QR Code e chip para rastreamento

O governador Tarcísio de Freitas sancionou a lei que estabelece um cadastro de identificação para entregadores. Criada e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Lei 18.105/2025 determina novos procedimentos para as empresas que prestam ou intermediam serviços de entrega. A norma foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (14), junto a outras 18 leis estaduais aprovadas pela Alesp.

A lei, originada do Projeto de Lei 145/2022, dos deputados Delegado Olim (PP), Altair Moraes (Republicanos), Marcio Nakashima (PDT), Letícia Aguiar (PP), Itamar Borges (MDB) e do ex-deputado Frederico d’Avila, exige que os entregadores utilizem uma etiqueta de segurança em suas mochilas. Essa etiqueta deverá conter um QR Code e um chip que comprovem a vinculação do entregador à empresa contratante.

O cadastro do entregador também incluirá dados pessoais, como nome completo, documento de identidade, endereço, foto e informações sobre o veículo utilizado nas entregas. As mochilas, baús ou demais acessórios dos entregadores também deverão ter um QR code e um chip que serão utilizados para rastrear os profissionais em tempo real. Além disso, essas ferramentas servirão como uma validação entre o cadastro do trabalhador e da empresa.

Caso alguma empresa mantenha profissionais trabalhando sem o chip, estará sujeita a advertências, aplicação de multas e mesmo a suspensão de suas atividades, em casos mais graves.

O governo afirma que, atualmente, não há um mecanismo de rastreamento ou fiscalização da maioria das entregas realizadas em São Paulo, mesmo em casos de pedidos intermediados por aplicativos.

Na justificativa do projeto, o deputado Delegado Olim destaca que a medida visa aumentar a segurança tanto dos entregadores quanto dos consumidores. “Essa atividade é essencial nos dias de hoje e será amplamente beneficiada pela implementação dessas regras, que são de fácil execução e têm grande potencial para reduzir os crimes cometidos por criminosos que se disfarçam de entregadores para roubar suas vítimas”, afirmou o parlamentar.


SUGESTÕES DE PAUTA: [email protected] 

- Patrocinado -

Últimas

Domingão Tarifa Zero chega a 500 dias, 215 milhões de passagens gratuitas e tem aprovação de 97,5% da população

Pesquisa mostra satisfação dos passageiros com programa da Prefeitura...

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes...

Domingão Tarifa Zero chega a 500 dias, 215 milhões de passagens gratuitas e tem aprovação de 97,5% da população

Pesquisa mostra satisfação dos passageiros com programa da Prefeitura de São Paulo que amplia acesso ao lazer e aos bens culturais da cidade O Domingão...

Falta de diagnóstico é obstáculo para eliminação da malária no Brasil

Meta é pôr fim à transmissão da doença no país até 2035 Um dos grandes entraves para a eliminação da malária é a falta de...

Aumento do diabetes piora a visão do brasileiro

Brasil ocupa a sexta posição no mundo em diabetes que aumenta o risco de graves doenças nos olhos O Brasil tem 16,6 milhões de diabéticos...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.